uahuhsuahs

496 palavras 2 páginas
Esse cara sou eu - Roberto Carlos
"O herói esperado por toda mulher"
Pode até parecer que não, mas é um caso de machismo. A letra remete a uma suposta dependência da mulher diante da figura masculina e reforça a ideia de que “toda mulher espera um herói”, um cara perfeito que possa a proteger e fazê-la viver um sonho. mas somente quando ele surgir. Até porque," esse cara sou eu"!

Mesmo que seja eu - Erasmo Carlos e Roberto Carlos
“Antes mal acompanhada do que só/ Você precisa de um homem pra chamar de seu/ Mesmo que esse homem seja eu”
O homem aparece como uma figura protetora, aquele que vai ser o eterno provedor de indefesas donzelas, que não são ninguém sozinhas. A “doce vingança” feminina é que Marina Lima deu uma nova roupagem à canção em sua versão.

Lôraburra- Garbiel Pensador
"Não, eu não sou machista/ Exigente talvez/ Mas eu quero mulheres inteligentes, não vocês / Vocês são o mais puro retrato da falsidade/ Desculpa, amor,mas eu prefiro mulher de verdade/ Você é medíocre e ainda sim orgulhosa/ Lôraburra"
Poderíamos colocar a letra completa da música, esse é o exemplo mais forte de machismo. Durante toda a música, o cantor faz ofensas rídiculas às loiras e deixa isso totalmente transparecido, sem se preocupar. Não temos muito o que dizer sobre ‘Lôraburra’ e Gabriel O Pensador. Desde quando inteligência se classifica pelo gênero ou cor do cabelo ou rotular as loiras como mulheres objeto, apenas?

Ciúme- Ultraje a Rigor
“Eu quero levar uma vida moderninha/ Deixar minha menininha sair sozinha/ Não ser machista e não bancar o possessivo/ Ser mais seguro e não ser tão impulsivo”
“Levar uma vida moderninha e poder deixar a minha menininha sair sozinha” é um dos clássicos da contradição. Ao mesmo tempo em que a letra tenta ser libertária, na verdade, é irônica e exalta a possessividade nos relacionamentos que oprime as mulheres — e também os homens.

Since I've Been Loving You- Led Zeppelin
"Everybody trying to tell me/ That you didn’t

Relacionados