Tópicpos de movimentos literários

542 palavras 3 páginas
O Tropicalismo propunha:
- teve por base a tentativa de revelar as contradições próprias da realidade brasileira mostrando o moderno e o arcaico, o nacional e o estrangeiro, o urbano e o rural, o progresso e o atraso.
- Buscando "mastigar" e "triturar" tudo, liderado por Gilberto Gil e Caetano Veloso, juntamente de outros, buscavam incorporar à MPB elementos da música pop.
-Crítica aos valores éticos, morais e estéticos da cultura brasileira
-Rejeição à tendência lírica da MPB através de uma linguagem mais realista e atual
- Visava captar "uma outra nação" de enlances profundos, de fazer uma renovação no Brasil e procurar alcançar uma síntese de consciência nacional.
- Uma das fontes inspiradoras foi a exposição tropicália que o artista plástico Hélio Oiticica realizou em abril de 1967, tendo como objetivo principal "contribuir fortemente para essa objetivação de uma imagem brasileira total, para a derrubada do mito universalista da cultura brasileira, toda calcada na Europa e na América do norte"
- Sem muita definição o movimento ia mesmo assim, incorporando novos dados informativos: som universal musica pop, musica popular moderna.
- Entre 1967 e 1970, o tropicalismo traz irreverência e informabilidade, mas com uma teoria de fundo: a possibilidade de incorporação de tudo que era e foi considerado de mau gosto (cultura brasileira comparada com a cultura europeia), resgatando-o e transformando-o.
O Concretismo propunha:
- O Concretismo surge na Europa, por volta de 1917, na tentativa de se criar uma manifestação abstrata da arte
- A busca dos artistas era incorporar a arte (música, poesia, artes plásticas) às estruturas matemáticas geométricas. A intenção deste movimento concreto era desvincular o mundo artístico do natural e distinguir forma de conteúdo.
- Por volta de 1950, a concepção plástica da arte chega ao Brasil através do suíço Max Bill. Bill é o responsável por popularizar as concepções da linguagem plástica no Brasil com a Exposição

Relacionados