Tópicos em filsofia do trabaho

1158 palavras 5 páginas
Tópicos em Filosofia da Linguagem
Prof. Ernesto Perini Santos, Departamento de Filosofia, UFMG
Nome: Elison Carvalho

Responda a questão abaixo:
1 - Considere as seguintes frases

a)Capitu tinha olhos de ressaca
b)Capitu era casada com Escobar
c)Capitu gostava de cocada preta

Qual valor de verdade pode ser atribuído a cada uma destas sentenças segundo as teorias de Meinong, Frege e Russel? Explique sua resposta para cada uma delas.

Meinong

1 – Meinong: a) verdadeiro – b) falso – c) nem falso nem verdadeiro

Para Meinong, todo conjunto de propriedades corresponde a um objeto de pensamento. Na perspectiva do filósofo, por exemplo, na medida em que pensamos em Capitu da obra de Machado de Assis, necessariamente estamos através do ato intencional, estabelecendo uma relação com um objeto externo. Em tal relação, tem que se levar e conta na dimensão do objeto, dois tipos de propriedades: nucleares e extra-nucleares. O objeto Capitu possui propriedade nucelar (definidoras do objeto) de ter olhos de ressaca, porém não possui a propriedade nuclear de ser casada com Escobar, mas sim com Bentinho. Com relação à questão c, ao lermos a obra, nada encontraremos mencionado sobre o gosto de Capitu por cocada, trata-se de uma propriedade não contida no texto.

Frege
2 – Frege: a) sem valor de verdade – b) sem valor de verdade – c) nem verdadeiro nem falso

Para Frege, a existência não é uma propriedade de objetos, mas de conceitos sob os quais os objetos caem. Na sua perspectiva, para que um conceito exista necessariamente ele tem que ser instanciado. Na dimensão de nomes próprios, quando estes estão inseridos em uma frase, o nome próprio precisa denotar algo, o seu valor de verdade é a sua referência. Sob a ótica argumentativa deste autor, Capitu não estaria designando nada, por não possuir um portador. Já que tal nome não possui referência, as letras: a – b, serão sem valor de verdade. Quanto a letra c, na obra ficcional que pertence Capitu, não

Relacionados