Tópicos de embriogênese até segunda semanada de gestação.

1000 palavras 4 páginas
Embriogênese até segunda semana de gestação.

1. O hipotálamo produz GnRH que através do sistema porta é transportado para a hipófise anterior e a estimula a produzir e a liberar gonadotrofinas, FSH e LH, os quais estimularão o desenvolvimento do folículo e o amadurecimento do corpo lúteo respectivamente. É essa variação hormonal que determina as fases do ciclo menstrual.
2. As primeiras menstruações não são acompanhadas de ovulação, pois a menstruação ocorre por que houve mudanças hormonais o que não significa maturidade reprodutiva, a menstruação é apenas um rearranjo do endométrio.
3.Maturidade sexual ocorre na puberdade com a menarca, no sexo feminino, sendo a capacidade de concepção o que não significa a condição de reproduzir levando uma gestação ate o fim (maturidade reprodutiva).
4. Os hormônios se auto regulam através de feedback negativos e positivos e consequentemente desencadeiam reações ou bloqueiam algumas, destas maneiras regulam e equilibram as atividades fisiológicas.
5.Tireóide, hipófise, hipotálamo, pâncreas, supra renal, gônadas.
6.Hormônios são substâncias que desencadeiam reações no organismo, liberadas na corrente sanguínea por glândulas agindo em uma célula alvo, estimulando a reprodução e o crescimento, por exemplo.
7.O AMPc é o responsável energético pela conversão de androstenediona, o qual é o precursor do estrógeno.
8. Através dos vasos sanguíneos o colesterol chega na teca externa, na teca interna ele é convertido em androstenediona pela ação do LH. Na membrana da granulosa a androstenediona se transforma em estrógeno por ação do FSH e vai para o antro do folículo.
9. Têm composição lipídica e protéica, eles são sintetizados a partir do colesterol e da acetil coenzima A.
10. O FSH age nas células foliculares estimando o seu desenvolvimento e conseqüentemente produção de estrógeno.
11. O pico de LH instiga a ovulação, pois induz o rompimento do folículo, devido a liberação de prostaglandinas pela teca externa que são

Relacionados