Tópicod emergentes

505 palavras 3 páginas
As Redes sociais

Milton Júnior
Priscila Fernandes

As redes sociais revolucionaram a forma de interação entre as pessoas. Até poucos anos atrás, para desenvolver um grupo de amigos era necessário encontros presenciais ou então, no mínimo, relacionamento por outros meios, como telefone ou email. Hoje em dia, essas redes, criadas com o objetivo de facilitar a comunicação e manter o relacionamento entre as pessoas, oferecem muito mais que isso, principalmente para as empresas.
As redes sociais são ferramentas cada vez mais populares na internet e um fenômeno tão recorrente e forte que não pode passar despercebido pelas pequenas e médias empresas.
As grandes companhias já mudaram seu comportamento e agora estão vendo as redes sociais como oportunidade de negócios, passando a usá-las como ferramenta para interagir com quem realmente dita as regras, o cliente. Estão levando tão a sério que já existe o cargo de Analista de Mídias Sociais.
Uma boa utilização das redes sociais é imprescindível para pequenas e médias empresas, pois permite estreitar o relacionamento com o consumidor, aumentar as vendas, fidelizar os clientes, reduzir os custos e sem falar no possível uso para campanhas de marketing.
Apesar de muito se falar nessa questão, ainda há uma grande confusão sobre como utilizar as mídias sociais a favor de uma organização. Para muitos, basta criar uma conta corporativa no Twitter e está resolvido. No entanto, o marketing nas mídias sociais vai muito além. Ele pode ser dividido em dois grupos de atividades: o gerenciamento da presença nas mídias sociais, onde estabelecemos o quê e como a empresa deve falar com o mercado nessas plataformas, e o monitoramento, que controla o que o mercado está falando sobre a companhia. Esses dois grupos de atividades são completamente distintos e independentes. Mesmo que sua empresa não queira estar presente nas mídias sociais, os internautas irão falar sobre ela. Fechar os olhos para o que está sendo dito é uma decisão

Relacionados