Ténicas de remediação

1652 palavras 7 páginas
[pic]

Aula 3 – Migração de contaminantes

Os principais fatores que controlam a migração de contaminantes através de meios porosos, como os solos, podem ser classificados em:

- Processos Físicos

- Processos Químicos e Biológicos

Em fluxos a altas velocidades de percolação, o processo predominante de transporte de contaminantes é a dispersão mecânica.

PROCESSOS FÍSICOS

- MECANISMOS DE TRANSPORTE = DISPERSÃO + ADVECÇÃO

Advecção

Advecção é o processo pelo qual o soluto é carregado pela água em movimento. Isto é, o transporte da substância se dá através do FLUXO do fluido no qual a mesma está dissolvida. Se esta substância for inerte, o transporte se dá à velocidade média do solvente e na direção das linhas de fluxo.

Dispersão ou Dispersão Hidrodinâmica

É a combinação de dois mecanismos: dispersão (difusão) molecular e mecânica. Este mecanismo é responsável pelo espalhamento do poluente no meio poroso. O resultado deste espalhamento faz com que o contaminante ocupe um volume maior do que se ocorresse apenas advecção. Com isso o pico de concentração decresce, enquanto a frente de contaminação se move mais rápido (Freeze e Cherry, 1979).

Tabela 1- Processos físicos e químicos de migração de poluentes

[pic]

Em estudos de dinâmica da água em meios porosos, a primeira equação de fluxo foi introduzida por Darcy (1856), o qual trabalhou com colunas de areia saturada de água. Esta equação, conhecida como equação de Darcy, estabelece que a quantidade de água que passa por unidade de tempo e de área através de um meio poroso é proporcional ao gradiente hidráulico. A constante de proporcionalidade, denominada condutividade hidráulica, caracteriza o meio poroso quanto à transmissão de água.

A condutividade hidráulica é um importante parâmetro no que se refere ao transporte de contaminantes, visto que esta representa a maior ou menor resistência que o meio oferece à percolação de água,

Relacionados

  • Belo monte
    5007 palavras | 21 páginas
  • contabilidade
    5909 palavras | 24 páginas
  • SUSSANA Mestrado USP
    82459 palavras | 330 páginas