Técnicas de operação de bico de gás, balanças e vidrarias. reconhecimento de alguns elementos representativos. síntese do sulfato de cobre (ii) penta-hidratado.

1264 palavras 6 páginas
Objetivos: Técnicas de operação de bico de gás, balanças e vidrarias. Reconhecimento de alguns elementos representativos. Síntese do sulfato de cobre (II) penta-hidratado.

Introdução:
O objetivo da experiência é a síntese do sulfato de cobre penta-hidratado, utilizando a cristalização. Para isso, utilizamos as regras de solubilidade, as quais são:
* Todos os sulfatos são solúveis, exceto os de Ba2+, Sr2+ e Pb2+. O íon SO42- é grande, mas possui carga dupla e seus sais geralmente são menos solúveis do que os de Cl-.
* Todos os sais que produzem íons Na+, K+ e NH4+ são solúveis. Estes íons são fortemente hidratados e possuem apenas uma carga.
* Todos os hidróxidos são insolúveis, exceto os de Na+, K+. NH4+ e Ba+2.
* Todos os carbonatos e fosfatos são insolúveis, exceto os de Na+, K+ e NH4+.
* Todos os sulfetos são insolúveis, exceto os de Na+, K+, NH4+, Mg2+, Ca2+, Sr2+, Ba2+ e Al3+.

Procedimentos Experimentais: Vide Roteiro

Resultados e Discussão:
Parte A: Todos os elementos do grupo I são metais leves de cor cinza prateado. Lítio, sódio e potássio são os únicos metais menos densos do que a água. Como sua camada de Valencia só tem um elétron, a ligação no metal puro é fraca, levando a pontos de fusão, pontos de ebulição e densidades baixos.

O Sódio, em temperatura ambiente, se encontra no estado sólido, apresenta uma cor amarelo esbranquiçado, macio e muito reativo. Ele é armazenado em um hidrocarboneto não reativo.

O Potássio está presente no estado sólido de cor prateada e camadas amareladas, muito reativo e leve. É encontrado em águas salgadas e em minerais.

O Lítio é um elemento encontrado no estado sólido, corado na cor marrom, apresenta uma forma arredondada e achatada e armazenado em um hidrocarboneto. É o metal mais leve de todos

O Magnésio também é encontrado no estado sólido em temperatura ambiente, possui cor preta, observado no laboratório, e cor prata esbranquiçado, observado nas pesquisas. Apresenta forma de fita circular, é

Relacionados

  • dicas
    10392 palavras | 42 páginas
  • Farmacopéia v1
    241258 palavras | 966 páginas
  • Pop De Higiene E Saúde Dos Manipuladores Trabalhos Escolares e Acadêmicos Prontos
    240444 palavras | 962 páginas
  • farmacopeia volume 1 2010
    240444 palavras | 962 páginas
  • Liga Es Quimicas
    177536 palavras | 711 páginas