TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE CLIENTE E IMPACTO DA PROPAGANDA NO EMPREENDEDORISMO

296 palavras 2 páginas
No processo de identificação do cliente alvo (que em Marketing chamados de persona), muitas empresas criam a falsa impressão que um bom produto, serviço ou ideia conseguirá atingir com o mesmo sucesso o mercado como um todo. Ledo engano. Segmentação é o nome do jogo aqui, e isso requer um profundo entendimento do comportamento do consumidor e uma cuidadosa análise estratégica de marketing que deve incluir segmentação de mercado, seleção dos mercados-alvo e o correto posicionamento de mercado baseado fortemente nos benefícios e diferenciais competitivos do seu produto ou serviço.

TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE CLIENTE
- Quem são: O primeiro passo na definição do público alvo visa identificar quem são os principais consumidores da atualidade, e informações pessoais como idade, sexo, suas motivações, necessidades, estado civil, a forma de aquisição de cultura, além de sua classe social, cultural e política.
- O que consomem: O passo seguinte é analisar os hábitos de consumo desse público, verificando itens como a frequência e o volume de compra de maneira geral, e depois aprofundar a pesquisa aos itens específicos da área de atuação da sua empresa que já são consumidos por esses clientes.
- Onde compram: Nesse momento, verifica-se em que local o cliente adquire o produto ou serviço. Lojas de rua, shopping centers, internet e telefone são algumas das opções mais comuns.
- Quando compram: Esse item da pesquisa visa descobrir a frequência de venda do produto. É importante saber se os clientes adquirem o produto ou serviço constantemente ou apenas em ocasiões especiais ou esporádicas e quais seriam essas ocasiões.
- Por que compram: Esse passo vai te ajudar a entender a motivação de compra dos clientes. Por isso, é importante perguntar como eles fazem a escolha do produto, que critérios analisam e qual deles dispara a decisão de compra.

Relacionados