Táicas voleibol - 6x6

405 palavras 2 páginas
Centro Educacional Sesi 355
Ensino Fundamental
Disciplina Educação Física
Profª Karina M. Mazzei

TÁTICAS DO VOLEIBOL
POSICIONAMENTO DOS JOGADORES
MOVIMENTAÇÃO TÁTICA
FUNÇÃO DOS JOGADORES EM QUADRA

Nome: Bárbara B. de Lima N° 03
8ª série “A” – “9° ano”

Jundiaí, 18 de Fevereiro de 2013
Tática 4x2

Foi um sistema muito utilizado até a década de 70. Nas equipes de base, é um sistema apropriado por dois motivos: * Desenvolve um maior número de levantadores, dois titulares e mais dois reservas, concomitantemente; * Não depende, exclusivamente, de um único levantador, como ocorre no sistema 5x1.
O sistema de jogo 4x2 (dois levantadores e quatro atacantes) pode ser feito com infiltração ou sem infiltração. A infiltração é realizada pelo levantador quando o mesmo estiver nas posições 1,6 e 5 (zona de defesa).
Após o saque, o levantador desloca-se para frente em direção as posições 4 e 2 de onde efetuará o levantamento. Porém este sistema só será bem realizado se os jogadores tiverem um bom nível técnico e um bom sistema de recepção de saque, caso contrário o sistema 4x2 sem infiltração é o mais indicado.
A diferença entre os dois sistemas é que no sistema 4x2 sem infiltração, sempre haverá dois atacantes na rede (4 e 2) e um levantador (3) e no sistema 4x2 com infiltração, haverá sempre três atacantes na rede (4, 2 e 1), pois quando um dos levantadores estiver nas posições 4 e 2, atuará como atacante de saída de rede.

Existe uma posição básica de armação de jogo que é: 2 levantadores, 2 jogadores de meio e 2 jogadores de ponta.
Quando for fazer a armação, posicionar estes jogadores em diagonal, da seguinte forma: um levantador na posição 2, outro na 5, um jogador de meio na 4, outro na 1, um jogador de ponta na 3, outro na 6.
Obs.: Este modelo é somente o exemplo de uma armação inicial, e o professor/técnico poderá fazer outra armação de acordo com a sua preferência tática. Para que o professor/técnico possa mostrar na quadra, por

Relacionados