tyuj hdbgd

1398 palavras 6 páginas
CLONAGEM

Yhasmim Reis Sobrinho1

RESUMO
A proposta desse artigo é o de tentar definir conceitos como clonagem e células tronco (embrionárias ou não embrionárias) e expressar minha opinião sobre assuntos éticos que envolvem o tema desse artigo em relação com inúmeras famílias que veem nessa nova tecnologia uma esperança de cura para inúmeras doenças neurodegenerativas, muitas vezes letais ou gravemente incapacitantes.
Palavras-chave: Células tronco. Clonagem. Neurociência. Doenças. Neurodegenerativas

1INTRODUÇÃO O que é clonagem? A clonagem é um mecanismo comum de distribuição de uma espécie em plantas e bactérias. Um clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que tem origem de uma única célula e que são idênticas a célula que os originou e entre elas. Em humanos é comum um caso de “clones” os gêmeos idênticos, ou seja, que se originam da divisão de um ovulo fertilizado e dividem a mesma placenta, são classificados como clones naturais.

2 DESENVOLVIMENTO
Todos nós já fomos uma célula única, resultante da fusão de um espermatozóide com um ovulo chamado zigoto. Esta primeira célula já tem no seu núcleo o DNA com toda a informação genética para gerar um novo ser. O DNA nas células fica extremamente organizado em cromossomos. Com exceção das nossas células sexuais, o óvulo e o espermatozóide que têm 23 cromossomos, todas as outras células do nosso corpo têm 46 cromossomos. Em cada célula, temos 22 pares que são iguais nos dois sexos, chamados autossomos e um par de cromossomos sexuais: XX no sexo feminino e XY no sexo masculino. Estas células, com 46 cromossomos, são chamadas células somáticas. Voltemos agora à nossa primeira célula resultante da fusão do óvulo e do espermatozóide. Logo após a fecundação, ela começa a se dividir: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante. Pelo menos até a fase de oito células, cada uma delas é capaz de se desenvolver em um ser

Relacionados