tyt4yu

363 palavras 2 páginas
Alunos: Bruno Rodrigues dos Santos e Yan Megale
Turma: XXX CSAP
Disciplina: Sociologia das Organizações

Atividade sobre o filme “O closet” O filme retrata como as atitudes do indivíduo refletem na forma como ele é tratado na organização. O protagonista François Pignon, quando descobre que será demitido, percebe que a única maneira de permanecer empregado seria gerando nas pessoas uma impressão diferente a seu respeito. Assim, ele envia anonimamente para seus colegas de serviço algumas fotos que sugerem sua homossexualidade. Essa estratégia, que a priori, parece que não iria funcionar, acaba dando certo. Do ponto de vista da psicologia organizacional, faz todo sentido tomar essa estratégia para permanecer empregado. Na essência da ação tomada por Pignon existe uma explicação que contorna o campo da percepção social. “Cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que tem especial importância para si própria” e assim, o filme retrata como a atitude de Pignon provoca uma mudança no comportamento das pessoas que o cercam. As pessoas julgam a realidade pelo crivo dos próprios interesses e pela formação social.
“A percepção social é um processo de interpretação do comportamento das outras pessoas; sendo entendida desta forma, ela se dá em diferentes etapas. Na primeira etapa, o comportamento do outro deve atingir nossos sentidos, e para que isto aconteça, eles devem estar funcionando corretamente, além disso, é imprescindível que o ambiente forneça as condições necessárias. [...] A segunda etapa acontece quando o comportamento do outro já atingiu nossos sentidos, a partir daí acontece a ação dos nossos interesses, estes entendidos como nossos ‘preconceitos, estereótipos, valores, atitudes e ainda outros esquemas sociais’.” (RODRIGUES, 1996, p. 202).
A percepção social que temos é adquirida através do constante processo cognitivo o qual estamos submetidos. A cognição engloba todos os nossos conhecimentos, estereótipos e preconceitos

Relacionados