Twitter como canal de interação durante jogos de futebol

Páginas: 7 (1614 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
Estudos Culturais e Análise de Recepção: Twitter como canal de interação
durante jogos de futebol

1. Estudos Culturais e Análise de Recepção.
Os Estudos Culturais (Cultural Studies) surgiram na Inglaterra, nos anos 50 do século XX, pouco após o fim da Sugunda Guerra Mundial. Iniciados por Raymond Williams, E. P. Thompson e Richard Hoggart no Centro de Estudos Culturais Contemporâneos daUniversidade de Birmingham. Algun anos depois, nos anos 80 do século XX, Stuart Hall adicionou sua grande contribuição à pesquisa incial dos pioneiros e se tornou o grande nome dos Estudos Culturais até hoje.
Assim como a Comunicação, os Estudos Culturais não são uma disciplina (no sentido mais estrito da palavra), mas sim um "campo de cruzamento entre várias disciplinas" (Jacks & Ecosteguy,2005). Talvez, por isso, os Estudos Culturais se aplicaram tão bem como Teoria da Comunicação, mesmo não petencendo originalmente à este campo e não ter sido criada por comunicólogos ou estudiosos de comunicação, especificamente.
Dentro dos Estudos Culturais, a comunicação de massa é vista como uma via de mão-dupla, bem diferente da Teoria Hipodérmica - onde o público apenas ficava a mercê docontrole ideológico; na pesquisa em comunicação, os Estudos Culturais permitem uma combinação: pesquisa textual e pesquisa social.
"[...] a pesquisa de comunicação não é a que focaliza estritamente os meios, mas a que se dá no espaço de um circuito composto pela produção, circulação e consumo da culturamidiática." (Jacks & Ecosteguy, 2005)
Os Estudos Culturais se interesssam pelo contexto dos grupos sociais, e as relações entre os textos que eles produzem - não apenas textos literários, mas qualquer forma de expressão. E as mensagens dos meios de comunicação, não apenas os de massa, mas todo e qualquer canal de interação que possa ser considerado meio de comunicação - por exemplo, redes sociais, como otwitter - são relevantes para o público de acordo com suas práticas sociais e culturais, a posição que indivíduo ocupa na sociedade é de alta relevância para a sua seleção de conteúdo.
A primeira proposta de Análise da Recepção foi concebida por Karl Erik Rosengren e Klaus Bruhn Jensen em 1990. A Análise de Recepção, segundo Jensen e Rosengren, compartilha com os Estudos Culturais a concepçãosobre a mensagem, sendo esta uma formação cultural aberta, e sobre a audiência, onde o público receptor da mensagem também é um dos produtores de sentido da mesma.
Poucos anos depois, em 1996, Denis McQuail e Swen Windhal contestaram a proposta de Jensen e Rosengren. A proposta de McQuail e Windhal se diferencia da anterior ao não considerar o plano social da audiência tão relevante, dar maiorcentralidade para a mensagem, desconsiderar qualquer explicação causal dos fenômenos e fazer uso dos métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa.
Para Jacks e Ecosteguy:
"[...] a análise de recepção entende os receptores como indivíduos ativos, os quais podem fazer muitas coisas com os meios de comunicação - do simples consumo a um uso social mais relevante. (Jacks & Ecosteguy, 2005)Tomaremos como base no presente trabalho, para o estudo de caso, a conceituação de Jensen e Rosengren de Análise de Recepção.

2. Estudo de caso: quando a audiência se torna um meio.
O Twitter é uma rede social criada em 2006 pelo estadunidense Jack Dorsay. Sua função é ser um microblog - os usuários podem digitar, no máximo, 140 caracteres com espaços por tweet - onde os usuários podemcompartilhar não apenas "O que está acontecendo?"¹, como perguntava o antigo slogan do site, mas também fotos ou qualquer coisa que lhe venha à mente - e caiba em 140 caracteres.
No Twitter, ao contrário de outras redes sociais, os usuários não se tornam "amigos", eles seguem uns aos outros. A ideia original do Twitter era deixar seus seguidores a par de tudo que você estivesse fazendo, como se eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Durante o jogo
  • O campo de jogo do futebol americano
  • Leis Do Jogo (Futebol)
  • Pós jogo
  • jogo sujo no futebol
  • Caderno de jogos
  • A importancia da psicologia nos jogos de futebol
  • Os Passes De Um Jogo De Futebol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!