Twintex

2590 palavras 11 páginas
Índice

1. Introdução

Este trabalho foi proposto no decorrer da unidade curricular de Marketing II. O objetivo baseava-se em aplicar os conhecimentos teóricos recebidos na mesma disciplina, assim como os obtidos por pesquisa individual ao meio empresarial. Como tal, demonstrou-se necessário a escolha de um caso de estudo, isto é, uma empresa onde se pudesse aplicar esses mesmos conhecimentos na prática. Escolha essa que, viria a recair sobre a Twintex.
Foi-nos pedido para que optássemos por desenvolver um produto já existente da marca ou criar, nós próprios, um produto que a empresa não possuísse no seu portefólio de produtos. Decidimos optar pela segunda opção criando, assim, o “SweatEnergy”.
Procurámos aplicar o nosso produto ao “mix” de marketing, também conhecido pelos “4P’s” do marketing, de forma a desenvolver o produto criado através dos 4 componentes leccionados: Produto, Preço, Distribuição e Comunicação.

História da organização

A Twintex é uma empresa situada na Aldeia de Joanes, pertencente ao concelho do Fundão. Trabalham aproximadamente 300 trabalhadores (90% são do sexo feminino), conseguindo uma produção diária de cerca de 800 peças, exportando-as principalmente para França, Itália e Inglaterra.

Cronologia da Twintex

Em 1979, a empresa surgiu através de dois cunhados, ao qual foi chamada “Craveiro & Mineiro”, nome este que deriva da junção dos seus apelidos. Começaram por criar os seus próprios produtos, com a marca YoungPeople, e a trabalhar através de encomendas de outras marcas.

Em 1983, ocorreu uma alteração, pelo qual um dos donos, António Mineiro, adquiriu a parte que correspondia ao seu cunhado, ficando assim com a totalidade da empresa. Ainda é de se referenciar que deixaram de produzir a sua própria marca, dedicando-se apenas às encomendas de alta qualidade.

Em 1994, houve uma alteração no nome da empresa ficando assim a denominar-se por “Cramil”.

Relacionados

  • Materiais Compósitos
    648 palavras | 3 páginas
  • Fabricaçao botijao
    577 palavras | 3 páginas