tutut

1079 palavras 5 páginas
Hemoglobina:
A hemoglobina é uma proteína globular, de estrutura quaternária, que contém 4 cadeias polipeptídicas (cadeias de globina) e um grumo heme ligado a cada uma das cadeias de globina.
A função da hemoglobina é absorver e transportar o oxigênio no sangue e liberá-lo no tecido. Isso ocorre graças à capacidade de seus átomos de ferro se ligarem com o oxigênio, reversivelmente.
Insulina:
A insulina foi descoberta em 1932 e significou um grande avanço da ciência, pois naquela época os mecanismos do metabolismo de nutrientes eram poucos conhecidos. Vários estudos foram realizados com esse hormônio e descobriram que além de limitar a utilização de glicose pelo músculo, ela também trabalhava como ativadora de enzimas, com transportadora de glicose, alterava o potencial de membrana e favorecia a entrada de cátions e aminoácidos na célula.
A insulina afeta o metabolismo da glicose, dos aminoácidos e dos ácidos graxos. Seus efeitos são muito amplos e agem em muitos órgãos e células.
Queratina:
Essa proteína forma uma camada que envolve as células da epiderme (camada mais externa da pele), de modo a evitar perdas desnecessárias de água e, também, proteger o organismo contra agressões externas, tais como choques mecânicos, radiação solar, ventos e chuvas. As células queratinizadas são mortas, mas, ainda assim, conseguem desempenhar tais funções, primeiro porque detêm microrganismos que auxiliam na retenção de água; depois porque formam uma camada protetora, que evita agressões às células vivas.
Nos mamíferos, além da epiderme, a queratina também é encontrada nas unhas, cabelos, cascos, chifres e garras. Nasaves, as penas e os bicos são estruturas queratinizadas. As escamas dos répteis, as “barbas de baleia”, a carapaça dos cágados, os espinhos do porco-espinho e as barbatanas dos peixes também são ricos em queratina.
Fibrinogênio:
Imunoglobina:
Anticorpos (Ac), imunoglobulinas (Ig) ou gamaglobulinas , são glicoproteínassintetizadas e excretadas por

Relacionados

  • As 42 Confissões Negativas
    2233 palavras | 9 páginas
  • José rodrigues dos santos - a filha do capitão
    190306 palavras | 762 páginas