Tutorial RotaRohr

2997 palavras 12 páginas
Ferramenta RotaRohr
Com a proposta de resolver dificuldades enfrentadas por diversas empresas que utilizam o meio de transporte viário para escoar suas mercadorias, foi desenvolvido um sistema informatizado chamado RotaRohr.
O objetivo principal é organizar de forma otimizada cargas fracionadas, diminuindo custos e tempo, através de união de entregas visando a menor distância entre os pontos de entregas, respeitando capacidade dos veículos, como também rotas com a menor distância e tempo de deslocamento. O sistema RotaRohr parte do princípio que existe uma frota de veículos, a qual será encarregada de escoar as entregas e pedidos a serem entregues. Para otimizar as rotas, o sistema necessita dados relevantes aos locais de entrega, como endereço e localização em mapa, que são utilizados para realizar o cálculo de melhor junção de pedidos, criando uma rota supondo que exista somente um ponto de partida, vários pontos de destino, e um ponto de retorno o qual é igual ao ponto de partida.
De um modo geral, o sistema trabalha com “gerações”, que nada mais são um conjunto de rotas/entregas programadas para um determinado dia, estas “geração” só podem ser criada para o dia seguinte ou superior. Este processo pode ser considerado como o mais importante do programa, é ele o responsável por realizar todos os cálculos para a formação de entregas otimizadas.
O calcula se utilizada de várias informações para junção de entregas, mas três são consideradas as mais importantes, as quais são: A menor distancia entre os clientes, não exceder a capacidade em Kg do veículo, e balancear as entregas de forma que todos veículo ou pelo menos a maioria esteja em atividade, e caso necessário for, realizar mais de uma entregar respeitando o tempo em Min ou distância em Km máxima que cada veículo pode exercer durante cada “geração”.
É importante ressaltar que o RotaRohr não leva em consideração a densidade dos produtos, somente o peso em Kg, e que os veículos estão preparados para receber

Relacionados