TUTORIAL MOTOR DE PASSO

1407 palavras 6 páginas
Comando de motor passo a passo bipolar Associado a um microprocessador ou simplesmente ligada à tomada paralelo dum computador, esta montagem permitirá o comando dum motor passo a passo de tipo bipolar. Este circuito pode ser qualificado de universal, no sentido em que lhe poderá ser ligado qualquer motor, que consuma uma corrente desde alguns miliampéres até 2.5A.
Graças ao uso de circuitos integrados especializados, o utilizador não terá de se preocupar com construção de sequências. Com efeito, bastará dispor dos sinais seguintes:
1 - sinal de relógio permitindo o avanço de um passo;
2 - nível lógico determinando o sentido de rotação;
3 - nível lógico fixando a amplitude dos passos: passo inteiro ou meio-passo;
4 - impulso de reposição a zero (reset);
5 - nível lógico validando o circuito de comando.
Uma vez determinados os níveis lógicos, só será necessário enviar impulsos a fim de obter a rotação do eixo do motor. Esquema Figura 1 - Esquema

Figura 2 - Principio do corte

Figura 3 - Corte no caso de um nível alto

Figura 4 - Função dos diodos O esquema está representado na figura 1. Um amplificador óctuplo de bus, tipo 74LS541 (IC3), serve de tampão para os sinais de configuração do circuito driver. Resistências de ligação ao +5V asseguram níveis francos nas saídas do circuito tampão.
De assinalar as linhas D4 a D7 e a linha de clock que não são exploradas directamente pela montagem. Estes sinais poderão ser utilizados para o comando duma segunda placa. Nesse caso, a linha SYNC deverá ser ligada à entrada SYNC da outra placa.
As linhas de comando chegam ás entradas do circuito driver, um L297 (IC1). É este circuito que constroi as sequências de comando do motor passo a passo. A rede RC constituída pelas resistências R5 e R6 e pelo condensador C2, determina a frequência de funcionamento do oscilador interno.
Esse oscilador actua directamente sobre a alimentação dos motores e em associação com o terminal Mode. Se este t

Relacionados

  • Tutorial
    4384 palavras | 18 páginas
  • ascensao e queda das grandes potencias kennedy
    40851 palavras | 164 páginas