Tutorial helical sweep - pro engineer

452 palavras 2 páginas
Tutorial: Helical Sweep
Marcelo Teruo Oguma

1 – Introdução
A ferramenta Helical Sweep tem como objetivo a criação de uma protrusão de hélice circular cilíndrica, hélice circular cônica e também hélice com trajetória variável para diversas secções transversais. Com ela é possível o modelamento de molas, roscas, espiras, etc.
Alguns exemplos:

2 – Exemplo – rosca de parafuso
Execute o Pro Engineer, então abra um novo arquivo part. Através dos comandos File-> New -> Part. Desenhe o corpo do parafuso desejado. A ferramenta Helical Sweep possui diversas opções (Protrusion, surface, cut, etc.) porém neste tutorial será abordado somente a opção Protrusion, ou seja o parafuso deverá ser desenhado com o diâmetro interno da rosca, para que possamos adicionar o material da rosca.

No meu exemplo desenhei um parafuso de cabeça sextavada DIN 558 com rosca M5 Série1 (comum). Figura abaixo:

3 – Iniciando o comando
Após modelar parafuso, execute o comando Insert -> Helical Sweep -> Protrusion.

Uma tela será aberta no canto direito pedindo para que você determine os atributos da feature, como sentido da hélice, se será constante ou variável, etc. Deixe nas opções (Constant, Thru Axis, Right Hand) e clique em Done.

4 – Desenhando a Trajetória
Agora é preciso fazer um sketch com o caminho que a hélice irá percorrer longitudinalmente. Você tem a opção de escolher o plano que irá desenhar ou pode criar um plano novo. No nosso caso vamos escolher um dos planos principais. Escolha as opções (Setup new e Plane). Com o mouse selecione o plano RIGHT e clique em OK.

O programa irá pedir para você escolher a direção que vai desenhar e também o modo de visão do sketch. Deixe as opções Okay e Default. Agora faça primeiro a trajetória da rosca, você pode usar o comando Use (figura abaixo) localizado na barra de ferramentas do lado direito para selecionar a parede do parafuso que irá receber a rosca. Ou também pode ser feito com o comando Line. É necessário também

Relacionados

  • Trabalho
    3760 palavras | 16 páginas
  • Biomecânica
    102280 palavras | 410 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas