Tutorial Fresa Andre Milke

3108 palavras 13 páginas
Fresadora CNC

Desenvolvida por André Milke e Ignácio Blanco

1-
Introdução:

Estas fresadoras CNC foram desenvolvidasm o objetivo de realizar usinagem de peças de madeira, plástico, acrílico e metais ferrosos e não ferrosos para aeromodelos e hobby com precisão aproximada de 0,01mm com o auxílio de programas CAD/CAM. Esta máquina pode ser dividida basicamente em 3 módulos básicos: parte mecânica, parte eletrônica, e programa de controle.
Outra meta de desenvolvimento é manter o custo de construção baixo e possibilitar que a montagem e aquisição de componentes seja fácil, utilizando ferramentas convencionais e permitindo que seja construída por outros hobbystas.

2- Parte mecânica:

A parte mecânica foi projetada com base em perfis comerciais de alumínio de 38X76 milímetros e espessura de parede de 2mm. A base da máquina é composta de uma chapa de MDF de 25 mm de espessura, com 650mm de largura e 650 mm de comprimento.
A área útil de trabalho foi projetada para atingir 500mm X 450 mm, o que permitiria que a grande maioria de componentes dos aeromodelos fossem construídas por este equipamento sem grandes dificuldades.

3- Preparação da base:
Para iniciar a construção da base cortou-se o perfil de alumínio em 2 barras de 610mm de comprimento e outras 4 barras com 40mm de comprimento.

Para realizar a fixação dos pontos de apoio do pórtico (perfil de 40mm de comprimento) realizaram-se 2 furos na parte inferior do mesmo para parafusos soberbos de 24mm de comprimento e aproximadamente 5,5mm de diâmetro fossem utilizados. Para poder proceder com o aperto destes parafusos se fizeram rasgos parte superior deste apoio de tal forma que a chave de fenda pude-se ter acesso à cabeça dos parafusos.
Para realizar a fixação das bases devem-se desenhar linhas na base de MDF que sejam paralelas as laterais desta chapa e afastada aproximadamente 20mm. Após deve-se alinhar a primeira base com um par de linhas realizar um furo guia e aparafusar apenas um parafuso. Após deve-se

Relacionados