Tutorial Dreamweaver - intruçao

729 palavras 3 páginas
Definir um site com o Adobe Dreamweaver

Antes de começarmos a desenvolver o nosso site e depois da fase de planeamento, devemos começar por definir o site no Dreamweaver.
Para isso devemos criar uma pasta raiz, ou root folder, onde o site será organizado. Dentro da pasta raiz podemos criar uma pasta para as imagens, a qual poderá conter outras subpastas para mais imagens; uma pasta para ficheiros javascript; uma pasta para ficheiros CSS; uma pasta para ficheiros HTML; e outras pastas para outros tipos de ficheiros que possamos usar no site, flash, XML, pdfs, sons, etc. Na raiz deve estar o index.html, ou seja, o ficheiro que o browser vai renderizar quando escrevermos o domínio.
A pasta raiz, com a pasta das imagens dentro, deve estar criada quando definirmos o site com o Dreamweaver, as restantes pastas e ficheiros podemos defini-los a partir do painel files do Dreamweaver.
É importante, na atribuição de nomes aos ficheiros, não usarmos caracteres com acentos(ç â ã à á) e, preferencialmente só letras minúsculas, sem espaços.
Com o Dreamweaver aberto, no painel files(se não estiver aberto vamos ao menu window e seleccionamos Files ou clicámos em F8) clicámos em manage sites.

No menu popup clicámos em new e escolhemos site.

Clicámos na tab Advanced e, tal como podemos ver na imagem, temos à esquerda uma conjunto de categorias, desde Local
Info até Spry. Destas, é importante definir a local info, ou seja, a informação local do site e a remote info (informação remota, no servidor), quando quisermos fazer o upload do site.
Na categoria local info definimos o nome do site, a localização da pasta raiz (previamente criada), a localização da pasta das imagens e clicámos em enable cache.

Na categoria remote info especificamos o acesso ao servidor, normalmente por FTP. Em host directory especificamos a pasta raiz no lado do servidor. O login e a password são fornecidos pela empresa a quem for contratado o serviço de alojamento.

Relacionados