TUTORIAL DIODOS

886 palavras 4 páginas
1

. DIODOS
Autor: Rony Lenonn

1.

O que são e como funcionam:

Diodos são o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica entre outras aplicações.
Um diodo é um dispositivo de dois terminais, tendo dois elétrodos ativos, entre os quais se permite a transferência de corrente em apenas um sentido. Diodos são conhecidos pela sua propriedade de corrente unidireccional, em que, a corrente elétrica é deixado fluir numa direção.
A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente
, é transformar corrente alternada em corrente contínua pulsante. Como no semiciclo negativo de uma corrente alternada o diodo faz a função de uma chave aberta, não passa corrente elétrica no circuito (considerando o “sentido convencional de corrente”, do “ p ositivo” para o “ n egativo”). A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos de corrente contínua, é controlar o fluxo da corrente, permitindo que a corrente elétrica circule apenas em um sentido.
A maioria dos diodos são semicondutores de silício, no entanto, o germânio é também por vezes usado. 2.

Polarização do Diodo:

A polarização do diodo é dependente da polarização da fonte geradora. A polarização é direta quando o pólo positivo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal P (chamado de anodo ) e o pólo negativo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal N (chamado de cátodo ).
Assim, se a tensão da fonte geradora for maior que a tensão interna do diodo, os portadores livres se repelirão por causa da polaridade da fonte geradora e conseguirão ultrapassar a junção P-N, movimentando-os e permitindo a passagem de corrente elétrica
. A polarização é indireta quando o inverso ocorre.
O bloqueio de corrente elétrica no diodo (polarização inversa) não é total devido a presença de impurezas, tendo uma pequena corrente que é conduzida na ordem de microampéres, chamada de corrente de fuga, que é

Relacionados