Tutorial de programação vba acces

Páginas: 82 (20329 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Tutorial de Programação VBA – Access – Parte 1

Objetivos:

Este é o primeiro de uma série de tutoriais sobre a Programação VBA – Visual Basic for Application, no Access. O objetivo é mostrar como utilizar a programação VBA para solucionar problemas complexos no Access, problemas que muitas vezes não tem como ser resolvidos sem o uso de programação.

Pré-requisitos: Para acompanhar estalição você deve dominar os conceitos apresentados no seguintes treinamento: "Curso Básico de Access" e no tutorial "Consultas Avançadas no Microsoft Access".

Nota: Este tutorial foi retirado da apostila da Semana 2, do Curso de Access Avançado e VBA. Você pode adquirir os três arquivos, com todo o conteúdo deste curso (550 páginas) por apenas R$ 20,00. Para saber como adquirir este curso, CliqueAqui.

Programação com o Microsoft Access - Por que utilizar?

O VBA nos oferece possibilidades de controle e personalização para criar aplicativos que vão além do que é possível de ser feito usando apenas Macros.

O VBA é uma linguagem de programação interna do Microsoft Access (na prática é a linguagem de programação para todos os aplicativos do Office: Access, Word, Excel e Power Point).Usamos o VBA pelo mesmo motivo que utilizamos macros - para automatizar tarefas e rotinas repetitivas, envolvendo os diversos elementos do banco de dados (tabelas, consultas, formulários, relatórios, folhas de dados, macros e módulos). No entanto, o VBA oferece maior poder e controle mais detalhado do que as ações de macro.

Na prática as ações de macro duplicam as operações que podemos realizarmanualmente, usando menus e teclas de atalho. O VBA vai além da simples automação de seqüências de ações de teclado e menus de comandos. O VBA oferece um conjunto de ferramentas que lhe permite criar aplicações personalizadas com base nos elementos do Access e nos objetos dos bancos de dados do Access. Por exemplo, podemos criar uma rotina em VBA em um banco de dados chamado local.mdb. Esta rotinapode acessar dados em um segundo banco de dados que está na rede, por exemplo, pagamentos.mdb. A mesma rotina além de acessar os dados pode fazer cálculos, consolidações, gerar os resultados no formato de uma planilha do Excel e salvar a planilha na rede ou em uma página da Intrante da empresa, no formato HTML. Este é apenas um pequeno exemplo do que pode ser feito como o VBA.

Vantagens emutilizarmos o VBA:

No Curso de Access Avançado e VBA, você aprende a utilizar macros para automatizar algumas tarefas como a aplicação de filtros em formulários, sincronização de formulários, etc. O VBA apresenta, em relação às macros, as seguintes vantagens:
 Acessando um ou mais conjuntos de registros: Com ações de macros estamos limitados a operar com o registro ou com o conjunto deregistros atualmente sendo exibido em um formulário, relatório ou consulta. O VBA lhe permite trabalhar com qualquer conjunto de registros no banco de dados ativo (arquivo .mdb que você está trabalhando) ou em outras banco de dados e, inclusive, com vários conjuntos de registros ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode montar uma rotina VBA, associada a um formulário de entrade de pedidos, a qual faz abaixa dos produtos vendidos, automaticamente, na tabela de estoque.
 Manipulação de objetos: O VBA oferece métodos de criação e modificação dos objetos de um banco de dados do Microsoft Access. Chamamos de objeto qualquer elemento do Microsoft Access, por exemplo: uma tabela, uma consulta, um formulário, relatório, etc. Por exemplo, poderíamos usar o VBA para acessar um conjunto determinado deregistros, através da execução de um comando SQL (Veja o Tutorial de SQL no Access) para a geração de um objeto do tipo RecordSet. Aprenderemos o objeto RecordSet, em detalhes, nas próximas partes deste tutorial.
 Criação de funções definidas pelo usuário: Este é um dos maiores benefícios do VBA. Podemos criar funções que executam cálculos repetitivos ou cálculos para os quais o Access não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programaçao em VBA
  • Programação em vba
  • Tutorial de Programação em C#
  • Programação: tutorial linguagem c
  • acces
  • TUTORIAL
  • Apostila VBA
  • TUTORIAL DE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!