Tutorial de programação vba acces

20329 palavras 82 páginas
Tutorial de Programação VBA – Access – Parte 1

Objetivos:

Este é o primeiro de uma série de tutoriais sobre a Programação VBA – Visual Basic for Application, no Access. O objetivo é mostrar como utilizar a programação VBA para solucionar problemas complexos no Access, problemas que muitas vezes não tem como ser resolvidos sem o uso de programação.

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve dominar os conceitos apresentados no seguintes treinamento: "Curso Básico de Access" e no tutorial "Consultas Avançadas no Microsoft Access".

Nota: Este tutorial foi retirado da apostila da Semana 2, do Curso de Access Avançado e VBA. Você pode adquirir os três arquivos, com todo o conteúdo deste curso (550 páginas) por apenas R$ 20,00. Para saber como adquirir este curso, Clique Aqui.

Programação com o Microsoft Access - Por que utilizar?

O VBA nos oferece possibilidades de controle e personalização para criar aplicativos que vão além do que é possível de ser feito usando apenas Macros.

O VBA é uma linguagem de programação interna do Microsoft Access (na prática é a linguagem de programação para todos os aplicativos do Office: Access, Word, Excel e Power Point). Usamos o VBA pelo mesmo motivo que utilizamos macros - para automatizar tarefas e rotinas repetitivas, envolvendo os diversos elementos do banco de dados (tabelas, consultas, formulários, relatórios, folhas de dados, macros e módulos). No entanto, o VBA oferece maior poder e controle mais detalhado do que as ações de macro.

Na prática as ações de macro duplicam as operações que podemos realizar manualmente, usando menus e teclas de atalho. O VBA vai além da simples automação de seqüências de ações de teclado e menus de comandos. O VBA oferece um conjunto de ferramentas que lhe permite criar aplicações personalizadas com base nos elementos do Access e nos objetos dos bancos de dados do Access. Por exemplo, podemos criar uma rotina em VBA em um banco de dados chamado local.mdb. Esta

Relacionados

  • trabalhoGAT 2
    7733 palavras | 31 páginas