Tutorial CONTROLANDO L MPADAS COM M DULO REL ARDUINO

854 palavras 4 páginas
CONTROLANDO LÂMPADAS COM MÓDULO RELÉ ARDUINO
10 DE FEVEREIRO DE 2013
MÓDULOS
59 COMENTÁRIOS
11
Neste tutorial vamos explicar como usar o Módulo Relé Arduino e montar 2 circuitos: um circuito com acionamento temporizado de 2 lâmpadas e outro circuito com acionamento por botões de uma lâmpada e um ventilador (pode substituir por outro eletrodoméstico por exemplo). Este relé 5V pode ser também usado com AVR, PIC, Raspberry, 8051, ARM ou até mesmo o seu circuito eletrônico personalizado. Usando dois pinos do módulo relé arduino, você controla cargas como lâmpadas, motores, fechaduras e eletrodomésticos, desde que a corrente de operação não ultrapasse 10 A (ampéres).

Cada relé desse módulo suporta cargas de até 10 A, em 125 VAC, 250 VAC ou 30 VDC. Leds indicadores mostram o estado do relé (ligado/desligado) em cada canal. O módulo já contém todo o circuito de proteção para evitar danos ao microcontrolador, e possui baixa corrente de operação.
ESPECIFICAÇÕES MÓDULO RELÉ 5V: Tensão de operação : 5 VDC Modelo Relé : SRD-05VDC-SL-C (Datasheet) Permite controlar cargas de 220V AC Nível de sinal dos pinos IN1 e IN2 : 5 VDC Corrente de operação : 15 ~ 20 mA Tempo de resposta : 5 ~ 10 ms 4 furos de 3mm para fixação, nas extremidades da placa Dimensões reduzidas : 51 x 38 x 20 mm
Na imagem abaixo você pode observar a pinagem do módulo relé arduino. No lado esquerdo superior os pinos JD-Vcc, Vcc e GND, que permitem que seja conectada uma fonte externa de 5V. Abaixo, os pinos GND, IN1 (aciona o relé 1), IN2 (aciona o relé 2), e o Vcc. Ao lado dos relés, os contatos NC (Normal Fechado), C (Comum), e NA (normal aberto):

Acionar os dois relés é muito simples e para isso você deve apenas mudar o estado das portas digitais ligadas aos pinos IN1 e IN2. Um detalhe importante desse módulo é que os relés são ativados em nível baixo, ou seja, quando o estado da porta estiver em LOW, o relé será acionado.
ACIONANDO MÓDULO RELÉ COM ARDUINO: CIRCUITO 2 LÂMPADAS
No exemplo

Relacionados