Tutorial BR_Oficce

439 palavras 2 páginas
BANCO DE DADOS RELACIONAL

TUTORIAL BÁSICO DE UTILIZAÇÃO DO BANCO DE DADOS BROFFICE-BASE

MAIO DE 2008

1. INTRODUÇÃO

Este tutorial fará uma breve demonstração dos recursos básicos do banco de dados relacional BROFFICE-BASE, software integrante do pacote BROFFICE, originalmente desenvolvido para LINUX e posteriormente disponibilizado para Windows. O banco de dados BROFFICE-BASE apresenta características semelhantes ao programa ACCESS do Windows, podendo o seu aprendizado servir de base para iniciação no ACCESS.

Um banco de dados relacional constitui hoje uma ferramenta não apenas para profissionais de informática, mas também de uso geral, assim como os gerenciadores de planilhas eletrônicas, editores de texto e demais aplicativos, pois se mostra útil e flexível no desenvolvimento de tabelas para controle de diversas atividades comerciais e empresariais.

Para exemplificação de como utilizar este software será desenvolvido um CONTROLE DE ESTOQUE que atenda a seguinte relação:

2. CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS

2.1 Considerando que o BROFFICE-BASE já tenha sido instalado, procure no menu principal do seu sistema operacional pela opção Banco de Dados (BrOffice-base).

2.2 Marque a opção criar novo banco de dados e clique em concluir

2.3 Informe “estoque” no nome do arquivo e clique em salvar

2.4 Para criar uma tabela dentro do banco de dados, como por exemplo um cadastro de produtos clique na guia “tabelas” e depois “criar tabela na exibição design”

2.4 Informe os campos da tabela e defina código como sendo uma chave primária clicando com o botão direito ao lado do esquerdo do campo código opção “chave primária”. Clique em salvar, nome da tabela igual a “produtos” clique em “OK”, feche o gerador de tabelas e observe que foi criada uma tabela chamada produtos.

2.5 Para começar a cadastrar produtos basta dar um clique duplo na tabela produtos e

Relacionados