tutirial - como escolher o melhor DNSpara minha rede.

948 palavras 4 páginas
Veja como escolher o melhor servidor DNS para acelerar sua navegação
Por Cadu Silva RSS | 20.12.2013 às 13h56

Enviar por Email http://canalte.ch/SB3O A internet é composta por diversas sequências numéricas chamadas de endereços IP, porém você não iria gostar de memorizar cada um deles e digitar 173.194.42.191 sempre que quisesse acessar o Google, certo? Para tornar a internet mais amigável para nós, meros humanos, foram criados os domínios. Eles são traduzidos para endereços IP pelo servidores DNS. Assim, quando você acessa www.google.com.br, o servidor DNS informa ao seu computador que o IP dele é 173.194.42.191.
Algumas vezes encontramos os servidores DNS do nosso provedor de internet congestionados ou com problemas de segurança. Recentemente, a NET teve um problema em que seus clientes só podiam navegar após baixar um instalador falso do Flash Player.
O problema nesse caso provavelmente foi por conta de algum ataque aos servidores DNS da empresa, ao menos de acordo com os relatos. Usar um bom servidor DNS significa que sua navegação pode ficar mais rápida e segura.
Muitos serviços disponibilizam recursos de segurança, como detecção de sites falsos ou infectados. Também podem fornecer um sistema de proteção parental no qual sites de conteúdo adulto, por exemplo, são bloqueados.
E graças ao sistema de cache desses serviços, assim que seu computador requisitar um site, ele responderá de imediato. Porém, levar em conta a latência da sua máquina até o IP do servidor é um ponto importante na busca por desempenho.
Assim, sem precisar contar com os servidores lentos e inseguros que você pode estar usando atualmente, sua navegação deve ficar mais rápida. Infelizmente, a maioria dos mais populares serviços de resolução de nomes de domínio não se encontram no Brasil.
O OpenDNS responde a requisições da América Central e do Sul a partir de Miami, nos Estados Unidos. O Google Public DNS também deu adeus para a região recentemente e passa agora a responder as

Relacionados