Turorial recompilar kernel linux

1303 palavras 6 páginas
Integrantes:
Fábio Conrado Ortolan
Eric Pereira
Michel Pereira
Clodoaldo Antunes Garcia

TUTORIAL PARA RECOMPILAR
KERNEL NO LINUX

Versão do kernel: 3.5.3
Onde baixar: www.kernel.org
Motivo de optar pela versão 3.5.3: mais atualizada e mais compatível com hardwares diversos, não foi encontrado informações sobre bugs na versão anterior.

Por que recompilar o kernel? A primeira intenção é otimizar (ou personalizar) o kernel para o seu hardware afim de melhorar sua performance e suportar todos os dispositivos. Você também pode querer atualizar o sistema, obtendo suporte a novos recursos e dispositivos de hardware. Ou você pode querer se livrar de BUG's.
Passo a Passo:
1 – Baixe o pacote com código-fonte do kernel 3.5.3 em http://www.kernel.org.$ wget http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v3.0/linux-3.5.3.tar.bz2
2 – Logue como superusuário:$ su
3 – Descompacte o arquivo:# tar xjvf linux-3.5.3.tar.bz2 -C /usr/src
4 – Crie o link simbólico /usr/src/linux apontando para /usr/src/linux-3.5.3 e depois acesse a pasta do kernel: # ln -sf /usr/src/linux-3.5.3 /usr/src/linux # cd /usr/src/linux
5 – Edite o arquivo Makefile para personalizar a versão de sua compilação. Altere a variável EXTRAVERSION na quarta linha para um valor que deseje, como por exemplo -i386-c1. Salve este arquivo.
# vi Makefile

VERSION = 2PATCHLEVEL = 6
SUBLEVEL = 7
EXTRAVERSION = -i386-1

*Se estiver utilizando “vi” digite “:wq” para salvar e sair do arquivo

6 – Caso você já tenha compilado o kernel anteriormente, execute o comando “make mrproper” para retornar ao padrão os arquivos de configuração do kernel:
# make mrproper

*O arquivo /usr/src/linux/Documentation/Changes contém uma lista do software mínimo que deve estar corretamente instalado na máquina antes de iniciar a compilação.
Não é aconselhável iniciar a compilação do kernel sem antes ter certeza de que o mínimo de software está instalado, existe um script que pode auxiliar nisto. O script

Relacionados