turismologo

Páginas: 2 (438 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013
Instituto federal de Pernambuco
Metodologia cientifica
Aluno: Gissieri Monteiro Gomes
Professora: Luciana
Turma: turismo, 1 Período, noite.
Lugares a ser resgatado
Investir em projetosque transformam lugares esquecidos pelo poder público em centros socioculturais, é ao mesmo tempo, resgatar a memória de quem fez o lugar no passado e projetar memórias futuras, tendo como sentido, oprojeto de melhorias e expectativa de uma cultura em lugares esquecidos, cria uma nova identidade cultural. “E vi um matadouro se transformar em um nascedouro das nossas próprias raízes e cultura”(ALMEIDA, 2013 p. 13).
Diante disso, relembro que as raízes são onde criamos nossa identidade. As restaurações desses lugares fazem parte do que fomos e do que seremos enquanto memória. No turismo, oque se busca nestes espaços, são histórias de um passado restaurado, mesmo tendo sua cultura fragmentada pelo tempo.
A importância de resgatar e criar tais espaços não deve ser só do poder Púbico,mas sim, de toda uma sociedade, que não pode deixar ao acaso e acha natural a extinção de tais lugares ricos em historia e cultura. O homem é um ser histórico e cultural.
Hoje, o local está cobertopelo mato e virou campo para pastagem de cavalos. Os sinais do antigo forte não podem, mas ser vistos. Quem passa pelo local só percebe que algo importante aconteceu ali por causa de um obeliscocolocado em 1872 para homenagear os guerreiros. ( BARBOSA, 2013, p. 8).
Logo, é possível entender a importância de resgatar a cidade, lugar, espaço e o, mas importante, a nossa própria identidadecultural. Todo e qualquer espaço, pode ser transformado, somando novas memorias ao passado.
Eles hoje nos reconhecem, olham para os alunos com outros olhos. Acredita na força da sociedade. Torcem por nos.[...] (ALMEIDA, 2013 p. 13).
Além disso, o autor fala sobre a importância da socialização dos jovens envolvidos no projeto, a recuperação não é só estrutural, envolve uma comunidade, em resgatar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Turismologos
  • Turismólogo
  • turismologo
  • Turismólogo
  • Turismólogo
  • Turismologo
  • Turismologo
  • Turismologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!