turismo

Páginas: 23 (5607 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013


TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: A PARTICIPAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL



RESUMO: Turismo e Desenvolvimento relacionO turismo é uma atividade geradora de divisas, moderna e global, que pode causar grandes impactos sociais, culturais, ambientais, espaciais e econômicos na vida de uma comunidade.

O processo de globalização da atividade e da lógica do capitalismo doparadigma atual, tende a fazer com que a população desperte para importância das ações coletivas em parceria com poder público e privado, não mais sendo mera espectadora e sim participante do seu próprio desenvolvimento. Baseado nessa nova necessidade, a atividade turística, surge com um novo modelo de desenvolvimento: o turismo de base comunitária. Este modelo poderá tornar-se uma importanteferramenta na busca pela sustentabilidade, uma vez que promove a inclusão social, preservação ambiental, afirmação cultural e o fortalecimento econômico com incentivo a arranjos produtivos locais e fomento do capital social. Contudo este novo eixo do turismo, requer uma ação de protagonismo da comunidade, indivíduos habilidosos, com capacidade de autogestão, estabelecendo laços interpessoais evalores baseados em confiança, cooperação e compromisso. Este artigo tem como objetivo realizar uma discussão conceitual acerca desta nova proposta, seus conceitos, desafios, assim como a busca em entender a dinâmica de interação entre os visitantes e comunidade..

Palavras chaves: Turismo, Comunidade, Desenvolvimento local e Sustentabilidade







IINTRODUÇÃO


Desenvolvimentolocal é um tema que vem sendo discutido nos últimos anos, entre diversos especialistas como estratégia para melhorar as condições socioeconômicas para uma comunidade, município ou qualquer outra localidade. Contudo não se pode melhorar a qualidade de vida da população sem que haja a participação dos atores que irão ser beneficiados com os resultados desta melhoria que estrategicamente podem serviabilizadas através do desenvolvimento de uma localidade, o que pode vir a ser de médio a longo prazo.
O fortalecimento desses atores sociais, com capacidade de incentivo e boas propostas que identifiquem as potencialidades locais só veio a reforçar a idéia de que estado, mercado e sociedade civil devem andar juntas na mesma direção, interagindo e promovendo o bem estar da coletividade.
Essainteração levou vários estudiosos e profissionais a entender que o tipo de sociedade que construímos é de extrema importância para o crescimento econômico. Nos debates sobre desenvolvimento termos como: capital humano, físico ou natural são constantemente usados, o que gerou dentre muitos debates a importância do social para o econômico (SACHS E LAGES, 2001). Contudo não se pode formar a equação:social + econômico = desenvolvimento local, como resultado final. Sem antes acrescentar o meio ambiente, como fator decisivo para obtenção de um melhor resultado nesta equação. Até porque sem o conhecimento do meio em que vive, assim como os impactos gerados nele, a comunidade não poderá traçar um diagnostico para elaboração do planejamento de ações que fomentem o desenvolvimento de uma região,sequer de uma localidade.
Para Sachs (1991), o termo meio ambiente é uma dimensão do desenvolvimento, sendo um termo abrangente: por um lado está o inventário dos recursos naturais, identificados e identificáveis, existentes em quantidades finitas; e por outro lado a qualidade do ambiente, do meio. O autor ressalta que, dentro de uma abordagem sistêmica, o ambiente é constituído por tudo aquiloque não faz parte do sistema intencional, mas afeta o seu comportamento e está relacionado com o homem, e o meio em que vive podemos entender por meio ambiente.
Para Cruz (2009), o termo desenvolvimento é resultado de uma expressão de desenvolvimento desigual¹, motivado pelo surgimento de novos paradigmas, como o sustentável e local. Para a autora, o crescimento econômico tem sido considerado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo
  • Turismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!