Turismo e patrimônio cultural

Páginas: 21 (5148 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
A IMPORTÂNCIA DO TURISMO PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO CENTRO URBANO DE BELÉM. ESTUDO DE CASO IGREJA DE SANTO ALEXANDRE.
ROBERTA ARIHEL DA SILVA E SILVA
Universidade da Amazônia – rarihel@hotmail.com

RESUMO
O presente artigo procura tecer relação entre a preservação do patrimônio histórico cultural com as ações do turismo no centro urbano da cidade de Belém, bem como dasimportâncias de ações do turismo para a conservação da memória da população e recuperação do orgulho dos moradores do centro histórico da cidade através da revitalização da Igreja de Santo Alexandre. Para isso, foram realizadas entrevistas com moradores do bairro da Cidade Velha, considerado o centro histórico de Belém e onde localiza-se a Igreja de Santo Alexandre. Para a produção deste trabalho,também foram realizadas entrevistas através de questionário submetido aos visitantes do museu, observação do objeto de estudo, além de levantamento em material bibliográfico.

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio histórico. Revitalização, Turismo.

ABSTRACT: This article views to establish one relation between preservation of the heritage with actions of the tourism in historic urban center of theBelém, and the importance of actions of the tourism for preservation of the memory of the people and the recovery of the pride of the habitants of the historic urban center through of the ransom and revitalitize of the Saint Alexandre church. For this, were to carry out interview with habitants of the historic urban center and where is the Saint Alexandre church. For the production this work were tocarry out interview though of questioner with visitants of the museum, observation of the object of study, over there study of books, articles specialized.

KEYWORDS: Heritage, revitalization Tourism.




1 INTRODUÇÃO

A relação entre Turismo e patrimônio cultural não começou nos dias atuais, ela é quase tão antiga quanto esses termos. Essa relação intensificou-se a ponto de, em algunslugares, o patrimônio cultural – tangível ou intangível – tornar-se o principal atrativo turístico. A valorização e exploração desse patrimônio pelo turismo são inegáveis, visto que o chamado Turismo Cultural ganha cada vez mais adeptos, tendo estes visitantes o interesse em conhecer outras culturas mais a fundo e não somente tirar fotos e comprar souvenirs, mas também em aprender e conviver comessas culturas desconhecidas.
O turismo também tem a capacidade de desenvolver atividades que aumentam a atração da população local para o patrimônio, não só pela possibilidade de renda que ele passa a representar, mas também pelo processo de educação e sensibilizacao da população sobre sua própria história.


PATRIMONIO HISTORICO CULTURAL


Ainda no periodo das civilizaçõesclássicas, como gregas e troianas, o patrimônio era relacionado exclusivamente aos bens de familia que eram passados de pai para filho como forma de herança. Com a evolução dos povos, o nome passou a representar um legado dos antepassados de uma nação que tem algum significado para a criação da identidade desse povo.
No renascimento, o patrimônio era identificado com um passado idealizado e queapresentava singularidades que o distinguiam da época vivida. O movimento atribuiu também ao patrimônio-histórico um valor artístico e as pessoas da época passaram a admirá-lo também por sua estética. Pela primeira vez, esses objetos do passado tiveram alguma atenção valor atribuido (DIAS, 2006).
Mas foi no século XVIII, durante o período da Revolução Francesa, que o patrimônio recebeu suacaracterística mais significativa, a noção de identidade política, que seria modelo para a idéia de patrimonio em vários países, inclusive, no Brasil. O patrimônio cultural, antes relacionado apenas com o patrimônio arquitetônico, era constituído de materiais que se referiam aos monumentos históricos e obras de arte consagradas, esquecendo o patrimônio intangível, como a cultura; o folclore, como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Turismo e Patrimônio Cultural: interpretação e qualificação.
  • Profissionais do Turismo: Gestor em Patrimônio Cultural
  • Patrimonio e Turismo
  • turismo e Patrimônio
  • Turismo e Patrimônio
  • Turismo e patrimônio
  • Turismo e patrimonio
  • Patrimônio cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!