TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: VIAGENS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA (FELETO, E.)

332 palavras 2 páginas
“TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL: VIAGENS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA” (FELETO, E.)

O autor a integração e a inclusão social de crianças portadoras de deficiência por meio do turismo/excursionismo.
No texto é percebida uma grande problemática, a tal sendo a dificuldade em fazer com que haja um envolvimento pleno entre escola e família, para que assim haja uma maior facilidade de fazer esse turismo/excursionismo com essas crianças.
O objetivo do texto visa demonstrar os benefícios que o turismo/excursionismo pode proporcionar a essas crianças com deficiência, além de mostrar os desafios enfrentados pelas crianças, pais e escolas, e também como é possível sim fazer turismo/excursionismo com esse público.
O autor usa como justificativa a importância da prática do turismo/excursionismo no desenvolvimento de crianças portadoras de deficiência, e que o qual consegue incluir socialmente a criança e os ajuda a ter uma participação significativa junto à sociedade. Sendo assim o turismo/excursionismo um elemento essencial no desenvolvimento dessas crianças, pois além da inclusão social proporciona também o seu bem estar.
No texto entende-se que a dificuldade em fazer com que haja envolvimento pleno entre escola e família se dá por parte da família, que por motivos financeiros, dificuldade em lidar com a criança portadora de deficiência em lugares públicos ou por constrangimento enfrentado junto à sociedade, tendem a não “passear” com as crianças com tanta frequência, e acabam definindo como responsabilidade exclusivamente da escola de incluir essas crianças na sociedade.
Conclui-se que o turismo/excursionismo ajude muito as crianças portadoras de deficiência, pois ampliam seu conhecimento, sua percepção do mundo, a criatividade, a curiosidade, o interesse pelo conhecimento, o potencial intelectual, cultural, pessoal e social. E que é uma forma que diverte as crianças, ou seja, mostra que é uma ótima forma de aprender e incluí-los na sociedade já que eles têm

Relacionados