TURISMO RELIGIOSO

Páginas: 9 (2194 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013








TURISMO RELIGIOSO EM CANDEIAS






















SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 06
Conceito de Marketing Turístico 07
OS “P”S do Marketing Turístico 07
Conhecendo a história de Candeias 08
PROJETO 09

Produto ou serviço a ser utilizado 09
Preço 09
Praça 09
Promoção 09CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 11
CROMOGRAMA 12
ORÇAMENTO 12
ANEXOS 13

RESUMO

O turismo religioso tem sido comumente abordado por gestores públicos, religiosos e pesquisadores como parte dos segmentos de turismo e facilitador do desenvolvimento sócio-econômico de uma localidade. Acreditando-se no potencial desse segmento emCandeias, atrelando-o ao Marketing Turístico e em uma visão mercadológica, foi elaborado o seguinte trabalho, intitulado Turismo Religioso em Candeias: case da Festa de Nossa Senhora das Candeias, resultado de uma pesquisa exploratória. Este trabalho tem como objetivo principal, verificar se o evento em questão atraia visitantes de outras regiões do Brasil e não só da região Nordeste, prospectar osgastos dos frequentadores durante o evento e conhecer seu perfil sócio-demográfico. Este trabalho mostra parte de um universo pouquíssimo explorado no Brasil, visando fazer com que atrativos religiosos sejam mais bem compreendido e formatado em produtos turísticos de maneira racional e coerente com suas peculiaridades.
Palavras-chave: marketing turístico, turismo religioso, Festa de Nossa Senhoradas Candeias.
ABSTRACT

Religious tourism has commonly been approached by public officials, religious and researchers as part of the tourism segments and facilitator of socio-economic development of a city. Believing in the potential of this segment in Candeias, linking it to tourism marketing and a marketing vision, we designed the following work, entitled Religious Tourism in Candeias: caseof the Feast of Our Lady of Candles, a result of exploratory research. This work has as main goal, verify that the event in question attracts visitors from other regions of Brazil and elsewhere in the Northeast, the prospect of spending goers during the event and meet their socio-demographic profile. This paper shows part of a universe very little explored in Brazil to make attractive religious arebetter understood and formatted into tourism products in a rational and consistent with its peculiarities.

Keywords: marketing tourism, religious tourism, Feast of Our Lady of Candles.
INTRODUÇÃO

Para desenvolvermos o trabalho de Marketing Turístico, escolhemos a Cidade de Candeias, que fica na região metropolitana de Salvador a 46 km da capital baiana. Por ser uma cidade que foiconstruída tendo como base a religiosidade, o turismo religioso neste município é muito forte. Diz à lenda que, por volta de 1640, um milagre aconteceu em um córrego que cortava o Engenho Pitanga. O córrego transformou-se em fonte dos milagres e recebeu o nome de Candeias, que simboliza luz. Atraídos pelos milagres, os romeiros construíram suas casas nos arredores da fonte e, com a descoberta do petróleo,mais pessoas passaram a viver no local. Assim, em 1958, este centro de adoração religiosa transformou-se no município de Candeias.
O Turismo Religioso é a segmentação turística que apresenta um dos maiores índices de crescimento no mundo e, desta forma, contribui para o desenvolvimento da região receptiva. Está presente em praticamente todas as religiões, pois tem como motivação central a fé e oespaço sagrado, atingindo igrejas, santuários, templos, museus de arte sacra, festas, roteiros e eventos religiosos. Tal prática pode contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável e para a inclusão social porque agrega um conjunto de dimensões favoráveis à solidariedade e à integração social. O Turismo Religioso é um forte vetor de desenvolvimento sustentável e oferece um grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Turismo Religioso
  • Turismo Religioso
  • Turismo religioso
  • Turismo religioso
  • Turismo religioso
  • Turismo religioso
  • Turismo Religioso
  • Turismo Religioso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!