Turismo histórico na região transfronteiriça das Missões/Misiones

6662 palavras 27 páginas
Este relatório de campo apresenta os primeiros resultados de observações na região transfronteiriça missioneira localizada no centro-sul da América do Sul, classicamente denominada Região das Missões Jesuítico-Guaranis, entre a Argentina, Brasil e Paraguai. A observação de campo ocorreu entre 19 e 21 de Fevereiro de 2012 como parte do projeto de doutorado “Turismo histórico na região transfronteiriça do espaço missioneiro” em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

2O objetivo do projeto é o de analisar o espaço turístico regional missioneiro como um elemento constitutivo de uma territorialidade transfronteiriça em construção. Rückert (2012) argumenta que o antigo “espaço missioneiro dos 30 pueblos” – datado dos anos 1600 – é um marco geohistórico fundamental na atual configuração da região missioneira transfronteiriça Missões / Misiones. Seus monumentos – igrejas, reminiscências dos pueblos e museus - demarcam uma territorialidade resultante de longos processos geohistóricos e geopolíticos tanto de aproximação ou de confronto entre hispânicos, lusos e povos guaranis quando da conformação emblemática dos limites fronteiriços entre o Brasil e Argentina pelo rio Uruguai após o Tratado de Madrid e a Guerra Guaranítica.

3Como objetivos específicos desenvolvidos nas observações na região transfronteiriça do espaço missioneiro constaram a observação da situação dos sítios arqueológicos das antigas Reduções Jesuítico-Guaranis; da importância das Missões Jesuíticas na consolidação das fronteiras entre Argentina, Brasil e Paraguai bem como da importância dos remanescentes arquitetônicos das antigas reduções como potencial turístico e programas e projetos propostos para a região das Missões em relação ao turismo.

4Como método de investigação usou-se o método evolutivo histórico que, de acordo com Santos:

O espaço (...) é um testemunho; ele testemunha um momento de um modo de produção

Relacionados

  • A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO LEGISLATIVO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA EFETIVAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
    27103 palavras | 109 páginas
  • Saúde
    411779 palavras | 1648 páginas