TURISMO EM MOCAMBIQUE
ESTE ESPAÇO É CRIADO COM O INTUITO DE INICIAR DEBATES E DIVULGAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL E TURÍSTICA NO MUNDO E MOÇAMBIQUE EM PARTICULAR.ENTENDER OS PROCESSOS DE PLANEAMENTO DESTES "SECTORES" SERÁ A MINHA E VOSSA MISSÃO.A TODOS OS INTERESSADOS NOS ASSUNTOS EXPOSTOS, SEJAM MUITO BEM VINDOS. segunda-feira, 14 de março de 2011
Os impactos negativos do turismo no município de Inhambane
Por: Helsio Azevedo
O turismo é uma actividade sócio-económica que tem vindo a registar, principalmente depois da II Guerra Mundial, um crescimento acentuado a nível mundial que se equipara a indústria automobilística e de petróleo. Moçambique, pela sua natureza geográfica é um dos países que verifica um crescimento considerável do sector turístico. O numero de chegadas de turistas e bem como de investimentos no sector mostram esse crescimento.
Os recursos naturais (praias, montanhas, fauna, flora, outros.) e culturais (história, gastronomia, danças, monumentos, outros.) ajudam a captar investidores e turistas para o país. O município de Inhambane é um dos mais importantes pontos de “captação” de turistas, nacionais e internacionais, que o país possui. A sua diversidade de recursos, motiva a chegada de grandes massas de visitantes que almejam vivenciar momentos de lazer, descontracção, aventura; facto verificado no último verão (Dezembro principalmente), onde cidadãos moçambicanos e de outros cantos do mundo lotaram este município durante a passagem de ano.
Infelizmente, o desenvolvimento da actividade em muitos municípios de Moçambique e neste em particular não tem estado a seguir a planificação integrada, pois começam a verificar-se impactos adversos (negativos) tanto para os residentes locais e bem como para o meio natural. O descaso e desrespeito as leis nacionais existentes ocorre sem que as autoridades competentes consigam intervir no sentido de ninguém sair prejudicado pelo desenvolvimento do turismo. Entre os