Turismo Deixa Menores Mais Vulner Veis Explora O Sexual

478 palavras 2 páginas
Turismo deixa menores mais vulneráveis à exploração sexual
Por: LUANA MARTTINA - REPÓRTER
A invasão estrangeira ao país neste período de Copa do Mundo gerou especulações sobre a existência de turismo sexual. Diversas organizações, como o Unicef no Brasil, têm realizado campanhas para combater a exploração sexual de mulheres e, principalmente, a exploração de crianças e adolescentes dentro das cidades-sede do mundial.

As estatísticas do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos Presidência da República, revelam que a maioria das crianças e adolescentes explorados sexualmente é do sexo feminino (65,84%), com idades entre 12 e 14 anos (34,75%). Já a maior parte dos suspeitos é homem, na faixa etária dos 36 e 40. Em Alagoas, no ano passado, foram registradas 146 denúncias. De janeiro a abril de 2014, já foram feitas 34 denúncias. As cidades com maiores denúncias são Maceió, Arapiraca, Pilar, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Coruripe, Santana do Ipanema, Rio Largo, Marechal Deodoro e Atalaia.

Edmilson de Souza, presidente do Fórum Estadual de Conselhos Tutelares do Estado de Alagoas, repassou a estimativa de denúncias feita aos Conselhos Tutelares. “No nosso Estado existem sete conselhos instalados na capital e 103 espalhados pelo interior. Em 2013, recebemos 380 denúncias de exploração sexual. Até o mês de junho, esse número gira em torno de 450”, afirmou. Para Edmilson, o aumento se deve às campanhas realizadas na mídia e à iniciativa das pessoas de procurarem os órgãos competentes e formalizarem as denúncias.

Embora Maceió não tenha sido escolhida para ser uma das doze cidades-sede da Copa do Mundo, a cidade é um pólo turístico para os visitantes que procuram belas praias e um bom lugar para descansar. Com isso, durante todo o ano, é possível ver turistas passeando por Maceió e pelas cidades litorâneas. Segundo o presidente do fórum, já houve casos de exploração sexual envolvendo turistas, em cidades como Maceió e

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    174786 palavras | 700 páginas