Turismo de base comunitária como alternativa para movimentar a economia local: o caso do turismo no morrinho

Páginas: 9 (2197 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Turismo de Base Comunitária como alternativa para movimentar a Economia Local: O Caso do Turismo no Morrinho




Fernanda da Silva Figueira Rodrigues[1]




RESUMO: Em contraposição aos impactos negativos que decorrem da atividade turística, vem sendo criadas iniciativas alternativas para o desenvolvimento do turismo, uma delas é o modelo de gestão de Turismo de BaseComunitária. A fim de exemplificar este modelo, o presente artigo apresenta o caso do Turismo no Morrinho que foi um dos projetos contemplados pelo Ministério do Turismo no Edital Chamada Pública de Projetos nº. 001/2008, demonstrando como o turismo de base comunitária contribui para a movimentação da economia local.


Palavras-chave: turismo; comunidade local; turismo de base comunitária;desenvolvimento; projeto morrinho.


Introdução


A atividade turística possui grande importância econômica e tem um grande potencial promotor de crescimento. O setor é o quinto maior gerador de divisas do Brasil. Porém, muitas vezes, causa sérios impactos negativos, principalmente em relação à cultura local e a preservação do meio ambiente. Destacam-se os vazamentos de renda, adescaracterização de ambientes naturais e a alteração de costumes e de valores tradicionais, a especulação imobiliária e a conseqüente exclusão territorial de residentes. Esses efeitos são mais freqüentes e prejudiciais em meios onde são mais precárias as condições de vida da população. (MTur, 2008)
Em contraposição a esses impactos, vem surgindo diversas iniciativas alternativas para odesenvolvimento do turismo como as redes de comércio, as ações de desenvolvimento local endógeno e o fomento a práticas de economia solidária na cadeia produtiva do turismo. Uma delas é o chamado Turismo de Base Comunitária:


O turismo de base comunitária, turismo comunitário, solidário, de conservação, entre outras denominações, possui elementos comuns a tais iniciativas e busca aconstrução de um modelo alternativo de desenvolvimento turístico, baseado na autogestão, no associativismo, na valorização da cultura local e, principalmente, no protagonismo das comunidades locais, visando à apropriação por parte destas dos benefícios advindos do desenvolvimento da atividade turística.
(Ministério de Turismo, 2008)

Este artigo possui o objetivo deanalisar a importância do modelo de gestão de turismo de base comunitária para o desenvolvimento da economia local, apresentando o caso do Turismo no Morrinho.
O trabalho justifica-se pelo fato de que se baseando na premissa de que o turismo pode desempenhar um papel positivo que beneficie diretamente as comunidades locais e com vistas às metas do Plano Nacional de Turismo 2007- 2010, oMinistério do Turismo (MTur), lançou um edital e selecionou alguns Projetos de Turismo de Base Comunitária. Isso comprova a importância deste modelo de gestão. O Projeto Turismo no Morrinho será citado no desenvolvimento do artigo com fins de exemplificar esta forma de autogestão.
Como método de pesquisa, utilizo a revisão de literatura, incluindo a leitura de artigos acadêmicos e materiaisdisponíveis em sítios eletrônicos sobre Turismo de Base Comunitária e sobre o Projeto Morrinho. Utilizarei um estudo de caso para situar melhor o leitor sobre o conceito e desdobramentos do turismo de base comunitária. Lembrando que uma limitação da pesquisa é a escassez de tempo para realizá-la.


Turismo de Base Comunitária (TBC)


O turismo de base comunitária possibilita a inclusão dacomunidade local no processo de tomada de decisão, no planejamento e na execução da atividade turística. Deste modo, a população local usufrui de benefícios socioeconômicos como uma melhor qualidade vida, infra-estrutura, mais empregos, aumento da renda, dentre outros e de direitos e deveres gerados pelo turismo. Cariolano (2006) afirma:


O modelo de turismo adotado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Turismo de base comunitária
  • turismo de base comunitária
  • Turismo de Base Comunitária
  • turismo de base comunitária
  • Fomento ao turismo de base comunitária
  • Viabilidade do turismo de base comunitária no assentamento porto velho
  • Turismo como alternativa
  • Economia e turismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!