Turismo, comunicação e mídia: a influência do cinema na imagem turística.

Páginas: 24 (5906 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
TURISMO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA: A INFLUÊNCIA DO CINEMA NA IMAGEM TURÍSTICA.


Eduardo Guillon Catarino
Faculdade Piauiense - FAP




Resumo


O estudo se pauta em pesquisas bibliográficas e estudos empíricos, vivenciados pelo autor, relacionados à importância da estratégia de comunicação na mídia acerca dos destinos e atrações turísticas, através do trabalho deformação de uma imagem positiva que faça o turista se sentir seguro e curioso em relação ao destino de interesse. Dessa forma, o artigo disserta sobre a influência do cinema desde sua percepção como mídia de potencialidade comercial, das mudanças de postura política, sociais, comerciais e econômicas que a sétima arte influencia por intermédio de sua simbologia, estética e ideologias postuladas.Para que a compreensão analítica acerca do estudo flua de forma coerente, uma abordagem sobre estética, estratégias, formas de comunicação e veiculação de mídia, colimando cada seguimento onde se encontra o público alvo, é realizada. Finalmente, por ser o país mais reconhecido por suas produções cinematográficas, o cinema norte americano é analisado segundo seu foco comercial; bem como suacapacidade de atrair turistas para seu país em virtude dos pontos, produtos e destinos enaltecidos de maneira positiva, os quais, subjetivamente são mostrados ao espectador. Ao fim do trabalho, o cinema brasileiro entrará em pauta como uma poderosa mídia pela qual, percebida sua potencialidade comercial, divulgaremos com eficácia nossa cultura, atrativos e destinos turísticos.

Palavras Chave:Comunicação; Mídia; Influência; Cinema, Turismo


Introdução
Desde o debutar de sua existência o homem procura estabelecer relações sócio-econômicas com pessoas próximas ou de outros lugares, colimando seu bem estar por meio do contato comercial e do acesso aos insumos que suprissem suas necessidades mais importantes. Quando em contato com outros grupos, o homem primitivo aprendia novastécnicas no fabrico de armas, vestimentas, artesanato, agricultura; e a se expressar de maneira verbal e artística. A partir do momento em que as sociedades se configuravam fisicamente, seus costumes tornavam-se mais característicos dependendo da região onde se encontrassem. O idioma, as leis, a gastronomia, a religião, os hábitos e mesmo o caráter, sincretizados, formaram a cultura dos povosantigos. Embora a noção de país viesse muitos séculos mais tarde, aquela de pátria já estava presente no espírito dos, agora, cidadãos. Egípcios, Persas, Chineses, Romanos, Gregos, Fenícios, Babilônicos são exemplos de sociedades que coexistiram realizando a troca e o comércio entre si. Porém, nem todas as relações eram pacíficas; destarte, civilizações e costumes sucumbiram deixando como legado suasprincipais descobertas e contribuições. Dentre estas, os Fenícios foram aqueles que mais contribuíram com a comunicação. A sociedade Fenícia foi a primeira a criar e utilizar o alfabeto em grande extensão, sendo considerado o alfabeto fenício precursor de todos os outros. Como exemplo, suas primeiras letras “ALEPH” e “BETH”, que significam respectivamente boi e casa, passaram, posteriormente para oidioma grego como “alfa” e “beta”.
Sabendo ser o comércio um parceiro inseparável da comunicação, e as civilizações cuja atividade comercial mostrava-se como pilar econômico foram as que mais lograram, aqueles que exerciam esse ofício procuraram paulatinamente o domínio desta habilidade. A partir do rápido desenvolvimento na área comercial, sobretudo, após a Revolução Industrial, empresasde gêneros e produções diversos surgiram competindo umas com as outras por uma maior fatia do mercado, com isso, o avanço tecnológico e nas comunicações aliou-se ao comércio na elaboração estratégica de anúncios comerciais para atrair os clientes. Em meados do século XIX as propagandas eram somente objetivas, contudo, principalmente após a segunda metade do século XX, as empresas investiram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • imagem corporal e a influencia na midia
  • A evolução da comunicação: influência da midias
  • A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
  • A influência das mídias na comunicação empresarial
  • A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
  • A influencia da midia e da comunicaçao de massa na sociedade
  • A influência dos desenhos na educação infantil: mídia e cinema
  • A influência da mídia e dos meios de comunicação de massa da mídia na formação da identidade das pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!