Turbinas_Hidraulicas

1224 palavras 5 páginas
1. TURBINAS HIDRÁULICAS

Os sistemas fluidodinâmicos são largamente utilizados pela sociedade em distintos setores, que abrangem desde grandes usinas hidrelétricas, capazes de produzir milhares de Megawatts, à simples instalações de bombeamento rurais, para extração de água de poços.
Entende-se por sistemas fluidodinâmicos, todos os mecanismos que têm como finalidade adicionar ou remover energia de um fluido de trabalho.
As Turbinas Hidráulicas encaixam-se no grupo dos sistemas fluidodinâmico e são subclassificadas como Máquinas Hidráulicas Motrizes, o que significa que elas utilizam a energia mecânica de um fluido (geralmente a energia potencial da água) para produzir trabalho de eixo. Geralmente utiliza-se água de um reservatório elevado; a água é então canalizada através de dutos fechados para os bocais, hélices (ou paletas) e injetores; os rotores são impulsionados pela energia desta água e a turbina entra em movimento, podendo então, desde que acoplada a um gerador, produzir energia elétrica. Depois de movimentar as turbinas, a água retorna para um reservatório inferior para posteriormente ser redirecionada ao reservatório de entrada.
As condições de passagem da água através do rotor classificam as turbinas como sendo de ação (impulsão) ou de reação.
Turbinas de Ação: nesse tipo, os canais do rotor servem apenas para direcionar o fluxo através deste, não havendo alterações na pressão do fluido. É o caso das turbinas Pelton.
Turbinas de Reação: nesse tipo, os canais constituídos pelas pás móveis do rotor têm forma de injetores, o que faz a pressão do fluido ser reduzida na passagem pelo rotor. As turbinas Kaplan e Francis são exemplos.
Os três principais tipos de turbinas hidráulicas existentes foram citados como exemplo anteriormente. Segue uma descrição sucinta de cada uma delas, com o formato, características e elementos construtivos.

1.1. Turbina Pelton

É uma turbina de ação. Apresenta algumas variações quanto a capacidade e número de

Relacionados