tunorver proteico

4193 palavras 17 páginas
Costa IFO, Carvalho Artigo de Revisão / Review Article
CMRG, Melo MTSM, Freitas BJSA

Terapia Nutricional e Uso de Glutamina, Citrulina, Arginina e Probióticos na Síndrome do
Intestino Curto
Nutritional Therapy and the Use of Glutamine, Citrulline, Arginine and Probiotics in Short
Bowel Syndrome
Ivone Freires de Oliveira Costaa*; Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalhoa;
Martha Teresa Siqueira Marques Meloa; Betânia de Jesus e Silva Almendra Freitasa
Universidade Federal do Piauí, Piauí, Brasil.

a

*E-mail: ivonefreirescosta@yahoo.com.br
Recebido: 24 de maio de 2011; Aceito: 20 de dezembro de 2011.

Resumo
A síndrome do intestino curto é uma afecção do trato gastrintestinal que acomete gravemente o indivíduo. Esse estudo teve como objetivo explorar aspectos relacionados à terapia nutricional e o uso de nutrientes específicos, especialmente glutamina, citrulina, arginina, e também probióticos. As manifestações clínicas e nutricionais contribuem para perda importante da estrutura e funcionalidade intestinal, que apontam para necessidade de mais atenção sobre o desenvolvimento de distúrbios na absorção de alguns nutrientes. De tal modo, com o iminente impacto nutricional, devem ser instituídas condutas diferenciadas, objetivando melhora no prognóstico e na qualidade de vida dos pacientes.
O fornecimento de nutrientes específicos (glutamina, citrulina, arginina) e uso de probióticos, podem aperfeiçoar o tratamento. Portanto, pela interferência na qualidade de vida advinda das intercorrências dessa afecção, esse trabalho objetiva descrever exposições da literatura vigente sobre o uso de glutamina, citrulina, arginina e probióticos na SIC.
Palavras-chave: Síndrome do Intestino Curto. Glutamina. Citrulina. Arginina.

Abstract
The short bowel syndrome is a condition of the gastrointestinal tract that attacks the individual severely. This study aimed to explore aspects related to nutritional therapy and the use of specific nutrients,

Relacionados