tumor no sistema nervoso central

Páginas: 21 (5092 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Tumor no sistema nervoso central
Muitos tipos de tumor têm origem no cérebro e na medula espinhal, que, juntos, compõem o sistema nervoso central (SNC). Seus sintomas, tratamento e prognóstico vão depender do tipo de tumor, sua localização precisa, do tipo de células a partir das quais o tumor se desenvolveu e da idade do paciente; por isso, é importante entender como funciona o sistema nervosocentral e os tipos de células que o formam.
Tumores do SNC de adultos e crianças geralmente surgem em diferentes áreas e a partir de diferentes tipos de células, portanto têm tratamentos e prognósticos diferentes. Este documento trata apenas dos tumores de adultos; os de crianças são abordados aqui.
O cérebro é o centro do pensamento, memória e emoção, bem como centro de controle de váriosprocessos orgânicos. A medula espinhal e os nervos da cabeça, chamados nervos cranianos, levam e recebem mensagens transmitidas entre o cérebro e o resto do corpo. Tais mensagens nervosas "dizem" aos músculos quando e como se mover, transmitem as informações coletadas pelos nossos sentidos e ajudam a coordenar o funcionamento de nossos órgãos internos.
O cérebro fica dentro de um conjunto de ossosresistentes, o crânio, que o protege; da mesma forma, a medula espinhal é protegida pelos ossos da coluna vertebral. O cérebro e a medula espinhal são envolvidos e rodeados pelo líquor (ou líquido cefalorraquiano - LCR), que é produzido nas cavidades do cérebro chamadas ventrículos, sendo que estes, bem como os espaços em torno do cérebro e da medula espinhal, são preenchidos pelo LCR.
Asprincipais áreas do cérebro incluem os hemisférios cerebrais, os gânglios basais, o cerebelo e tronco cerebral. Cada uma dessas partes tem uma função específica. 

Tumores de diferentes partes do sistema nervoso central afetam diferentes funções e causam diferentes sintomas. Além disso, tumores em diferentes partes do SNC necessitam de diferentes tratamentos e têm diferentes prognósticos. 

Oshemisférios cerebrais controlam o raciocínio, pensamento, emoção e linguagem. Comandam os movimentos musculares e recebem as informações sensoriais, como visão, audição, olfato, paladar, tato e dor. Os sintomas causados por um tumor em um hemisfério cerebral vão depender de sua localização.

Um tumor na área motora causa fraqueza numa parte do corpo. Um tumor no lobo frontal, que responde em parte pelapersonalidade, pode causar mudanças de comportamento; dependendo do local, provocar alterações na visão, audição e sensações. Tumores nesse lobo podem ainda provocar convulsões, sendo que o caráter dessas crises (perda da consciência, movimentos involuntários agitados ou sensações) decorre da localização do tumor.
Os gânglios basais ajudam a controlar os movimentos musculares; tumores ou outrosproblemas nessa região do cérebro geralmente causam fraqueza, mas em casos raros podem provocar coréia (movimentos rápidos e involuntários) e atetose (incapacidade de manter dedos, língua e outras partes do corpo em posição estável).
O cerebelo controla a coordenação dos movimentos. Tumores cerebelares causam perda da coordenação para caminhar, dificuldade com movimentos delicados de braços epernas e mudanças no ritmo da fala. O tronco cerebral contém feixes nervosos longos que transportam sinais para controle de músculos e sensações. Centros especiais do tronco cerebral comandam a respiração, batimento cardíaco e o estado de vigília. 

Tumores nessa área crítica do cérebro provocam fraqueza, rigidez muscular ou problemas com sensibilidade, audição, movimentos da face ou deglutição.Visão dupla é um dos primeiros sintomas de tumores no tronco cerebral, bem como a perda da coordenação ao caminhar. Como o tronco cerebral é tão essencial, geralmente é impossível remover completamente os tumores dessa área com cirurgia. Nervos cranianos têm importante papel nos sentidos do olfato, visão, audição, paladar e controlam os músculos da face, língua e pescoço, além dos movimentos dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tumores do sistema nervoso central
  • Introdução Tumores do sistema nervoso central
  • Sistema nervoso central
  • Sistema nervoso central
  • Alteração do Sistema Nervoso Central
  • SISTEMA NERVOSO CENTRAL
  • Sistema nervoso central
  • Sistema nervoso central

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!