tudo

Páginas: 3 (586 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
O impacto das novas tecnologias de comunicacao na forma de comunicacao

Desde a difusão do computador pessoal e a popularização da Internet, as pessoas costumam conferir ao novo meio, acibercultura em geral, poderes capazes de uma transformação social inigualável na História, virou senso comum dizer que a Internet está revolucionando o mundo, que possui um grande impacto na sociedade. Masraramente nos perguntamos que tipo de revolução e que tipo de impacto são esses. 
Este tipo de afirmação é , precipitada e talvez até um pouco ingênua, no sentido em que é feita sem antes estudar econhecer de fato as tais novas tecnologias. A metáfora que coloca a cibercultura como um ''impacto'' é inadequada, pois o termo pressupõe algo que é exterior à sociedade e não lembra – ou não considera– que as novas tecnologias são, na verdade, pensadas, concebidas e utilizadas dentro da sociedade, por indivíduos e atores sociais. A relação entre essas ''entidades''(pessoas, máquinas e ideias) é, naverdade, o que constitui as atividades humanas. O uso que se faz da técnica parte dessa relação, ou nas palavras de Pierre Lévy, “por trás das técnicas agem e reagem ideias, projetos sociais, utopias,interesses econômicos, estratégias de poder, toda a gama dos jogos dos homens em sociedade”. A máquina por si só não tem interesses, mas atende a interesses de alguém.
Dessa maneira, não se podedizer que a técnica determina certos acontecimentos na sociedade, causando o tal impacto. A sociedade pode se encontrar condicionada pela técnica, mas nunca determinada. Isso significa dizer que atecnologia permite certas mudanças na sociedade, mas não as determina, ideia contrária, por exemplo, de Marshall McLuhan, que concedeu poderes a todos os meios de comunicação com a máxima “o meio é amensagem”. Um outro autor, Dominique Wolton é muito claro quanto a isso: as “revoluções” que aparentemente foram causadas exclusivamente por causa de uma tecnologia, por exemplo, a imprensa de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tudo
  • tudo
  • Tudo
  • Tudo
  • tudo
  • Tudo
  • tudo
  • tudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!