tudo

Páginas: 8 (1894 palavras) Publicado: 18 de julho de 2014
A expançao maritima e a conquista da america

A imprtancia da historia da chegada dos europeus ao continente americano e um consiste entre os pesquisadores a conquista marcaram o processo inicila do fenomeno contenporaneo da globalizaçao no seculo XVI. A chegada dos europeus a america recebe designaçoes diferente como dominaçao cultural, economica etc depende do ponto de vista de quemanalisa.
Os buscavam poder ouro e a ´´salvaçao`` de almas que morreu no inicio de uma grande transformaçao para a historia de todos os continentes.

Em busca de riquezas e o paraiso terrestre
As riquezas maritimas europeias ficavam normalmente restrista ao mar mediteraneo ou ao mar norte durante muito tempo, o atlantico foi visto como ´´mar tenebroso`` infinitamente grande e povoado por montrosmarinhos oferecendo riscos consideraveis a que ousace atravesa-lo.
A expançao maritima europeia fou um grande e coletivo movimento que ampliou os horizontes geograficos numa escala sem precedentes.
Os invernos da europa eram rigorosos houve a nessecidade ndo armazenamento de insumos as especiaris orientais temperos plantas medicinais e essencia eram artigos inexistentes na europa.
Osmercadores muçulmanos e italiano negociavam pimenta cravo canela noz-moscada e gengibres vindo do oriente eram vendidos a altos preços no mediterraneo, o mesmo acontecia com os artigos de luxo. A dificuldade de abastecimento dessas mercadorias se agravou aina mais apos a tomada de constantinopla pelos turco atemanos em 1453, pois o trafego pelo mediterraneo ternou-se mais complicado , oque impulsionou a busca de novas alternativas para as rotas comerciais.
A expançao maritima nao interessava apenas dos marinheiros, em busca de formas e prestigio mas praticamente a todos os segmentos sociais europeu do periodo.


Imperio ultramarino portugues

Quando eles descobriram o caminho para o oriente eles precisavam estabelecer relaçoes comerciais com os sobernosasiaticos para o rei ordenou que formasse uma grande esquadra comandada por pedro alvares cabral. O objetivo da expediçao era para convenser os arabes a abrir mao do seu monopolio das especiarias.
Acidental ou nao eles se afastavam da rota e acabou por descobrir o Brasil e apos reazarem a missa diante de um cruz consagrada simboliza o simbolo de posse das terras em nomes do rei de Portugual.
Umseculo depois uma grande rede de intercambios entre Europa, Africa, Asia, America e ilhas oceanicas.
Voltando ao Brasil nao primeiro impressao dos europeus eram terras amplas e belas mas sem riqueza. Com o tempo ambarcaçoes maiores, como naus e galioes, como artilharia pessada e com capacidade de muitas pessoas, passavam a ser utilizadas nas rotas de navegaçao.














Avida urbana na Africa Atlantica
A África realizava varios tipos de produçao rurais bem antes do seculo XVII, que se encontrava em todo a África.
Mas a vida dessa pessoa era regida por algumas atividades como : danças, contos, cerimonias religiosa etc.
A educaçao era algo muito importante no pais, cada modo de viver era a forma de aprendizado para crianças e jovem e tambem eles tinham queaprender virtudes morais atividades atesanais com ser um guerreiro.
O objetivo disso tudo era manter para sempre a educaçao .
E as vezes para manter era precisso algumas seçoes penais que poderia levar ate a morte.
E por fim na africa tambem se econtrava as artes refinidas que era muito importante serem cultivadas.
















O REINO PORTUGUÊS E O DOMÍNIO DOS MARESDesde o séc XV os europeus, andavam no mar em busca de um novo  caminho para as Índias, terra distante de onde  vieram vários produtos de luxo e  as especiarias que eram muito caras naquela época na Europa, as especiarias  eram utilizadas para desfaçar  o sabor dos alimento,  pois não tinham refrigeração.
Até então o comércio da Europa com o Oriente eram  controlado pelos árabes , genovês e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tudo
  • tudo
  • Tudo
  • Tudo
  • tudo
  • Tudo
  • tudo
  • tudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!