Tudo sobre sabões

Páginas: 4 (906 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
I.Introdução
I.1 Sabão
O sabão é um dos mais antigos produtos fabricados pelo homem, registros apontam que esse tipo de substância já é utilizado há mais de 4500 anos. Os primeiros processospara sua obtenção eram puramente intuitivos, não havendo conhecimento a respeito da transformação química envolvida. A obtenção do sabão se dava a partir da mistura de cinzas vegetal e sebo animal; nesseprocesso as cinzas representavam a espécie básica, por conter carbonato de potássio e o sebo, a gordura da atualmente determinada reação de saponificação. Esse processo nunca foi descoberto, massim, passou por aperfeiçoamentos, até a viabilidade de sua produção em larga escala (industrial).
Seu primeiro uso não foi destinado à higiene pessoal, mas sim para tratamento de lã de ovelhas e courode animais. Quando tingido, era utilizado para embelezar cabelos e outras partes do corpo pelos romanos. A partir da descoberta das propriedades desinfetantes do sabão, este foi modificado recebendoessências e corantes; pode-se citar a adição de azeite de oliva na sua composição como aromatizante pelos espanhóis. Durante a Idade Média era considerado um artigo de luxo, inacessível para a maioriadas pessoas, esse custo se reduziu com o início da produção industrial. Novas descobertas se deram durante o século XIX, com a otimização e o desenvolvimento das indústrias desse ramo, algumasinovações foram o chamado sabão branco e o sabão de mármore.
A reação de saponificação (Figura II) consiste na mistura de um glicerídeo com uma base forte, sob aquecimento. As características do sabão podemser alteradas por diversos fatores durante esse processo, como a composição e o modo de fabricação. O tipo de base utilizada interfere no produto obtido, além de adição de compostos como perfumes,corantes, germicidas, entre outros. Porém, as propriedades principais do sabão não se alteram.

Figura II - Reação de saponificação
A molécula de sabão possui uma porção hidrofílica e outra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tudo sobre tudo
  • Tudo Sobre Tudo
  • tudo sobre tudo
  • Tudo sobre tudo
  • Sobre tudo
  • Tudo sobre
  • Tudo sobre
  • tudo sobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!