tudo sobre nataçãp

2019 palavras 9 páginas
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
DEPARTAMENTO DE SÚDE
DISCIPLINA: DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS AQUÁTICAS
PERÍODO: 4º
PROFESSOR: MARCELO SANT’ANA DE FARIAS

BREVE HISTÓRICO DA NATAÇÃO

A origem da natação provavelmente se confunde com a origem da humanidade. A arte de nadar é quase tão antiga quanto o Homem. As civilizações antigas sempre cresceram as margens de rios, lagos e mares.

O homem deve ter sido levado a nadar por:
1) necessidades de locomover-se, caçar, pescar...
2) como forma de lazer. A atração da água
3) como forma de defesa

Foram encontradas pinturas rupestres de 9.000 anos a.C. nas cavernas no deserto da Líbia: (Catteau e Garoff, 1988) 9.000 a.C 3.000 a.C.

As crianças da Pérsia - Nadavam com armas a partir dos 6 anos e as crianças espartanas com 8 anos para defenderem suas fronteiras.

Segundo gravuras pré-históricas, o cachorrinho era o estilo mais utilizado, talvez advindo da imitação dos animais, como ocorreu mais tarde com o estilo rã
Na assíria, existem baixos-relevo que descrevem uma espécie de nado de lado, usado pelos soldados e civis na travessia do Eufrates, e de outros rios

No Egito, há 3.000 anos, em ricos jardins de nobres, ensinavam-se a nadar com um alto significado social e religioso. Conforme documentos de arquivos de 2.160 à 1.292 a.c, um nobre cita com orgulho que seus filhos tinham aulas de natação com os filhos do rei
Nobreza Egípcia, no II Império (2160 a 1780 a.C.) já havia orientações para crianças sobre atividades na água

Os Vikings usavam a pratica da natação para conquistar ou saquear cidades e muitas batalhas eram ganhas por militares nadadores (Velasco,1994)

Na Grécia antiga, segundo Platão, a habilidade de ler, bem como a de nadar, davam prova de educação suficiente ( lei 689 de Platão)

As kolymbetas como eram chamadas as piscinas aquecidas, deixavam
Transparecer a influência dos romanos nos séculos III e IV.
Nos ístmicos (jogos da

Relacionados