tudo sobre furacão

Páginas: 8 (1792 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Introdução
Os furacões são fenômenos climáticos (ciclones) caracterizados pela formação de um sistema de baixa-pressão. Formam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta. São eles os responsáveis pelo transporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas .
São classificados numa escalade 1 a 5 de acordo com a força dos ventos. Esta escala é denominada Saffir-Simpson. Aquele que atinge a escala 1 possui ventos de baixa velocidade, enquanto o de escala 5 apresenta ventos muito fortes.
Quando ganham muita força, transformam-se em catástrofes naturais, podendo destruir cidades inteiras. Há casos em que os ventos podem ultrapassar 200 km/h. Eles percorrem determinados caminhos,carregando casas, automóveis e quase tudo que encontram pela frente. Existem estações meteorológicas que monitoram constantemente este tipo de fenômeno climático, avisando a população local em caso de evidências de desastre.

DEFINIÇÃO

Ciclones Tropicais Este é nome genérico dado ao vento que se movimenta girando com grande velocidade, cuja pressão diminui no seu interior e adquire uma circulaçãorotacional organizada e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte e horário no Hemisfério Sul.
Tratam-se de tempestades que se originam em latitudes tropicais; incluem depressões, tempestades tropicais, furacões, tufões, e ciclones. Estes vários tipos de tempestades são similares; sua principal diferença é onde se formam. FURACÕES são ciclones tropicais que ocorrem no Oceano Atlântico e aleste do oceano Pacífico Central. CICLONES é o termo mais específico que é freqüentemente utilizado para descrever ciclones tropicais que se formam no Oceano Índico e próximo da Austrália.



Caracterização
Ventos de velocidades superiores a 120, 0 km/h, correspondendo ao número 12 da Escala de Beaufort. O termo furacão deriva da palavra espanhola
huracan, que provém da língua Caribe.
Oprimeiro furacão sofrido por europeus ocorreu em 16 de junho
de 1494, no porto de Isabela, da Ilha de São Domingos. O fenômeno ocorreu enquanto Colombo estava ausente, em viagem de exploração, e
provocou a destruição de duas naus.

Mas como os furacões se formam?
Os furacões se formam de maneira semelhante às chuvas, ou seja, com a evaporação de uma massa de água aquecida pelo sol. Entretanto,eles diferem no tamanho e na região em que acontecem: o ar quente que forma os furacões vem dos oceanos próximos à Linha do Equador, famosos por suas águas quentes (acima de 27 ºC) e ventos tranquilos.
Assim, o ar aquecido sobe do oceano para o céu, deixando a região próxima à superfície do mar com menos pressão. Isso faz com que o ar frio ao redor daquela área, que possui uma pressão maior,invada o espaço recém-desocupado. Com isso, o ar frio também acaba se aquecendo e, consequentemente, subindo aos céus em movimentos circulares.














Furacão, tufão, ciclone ou tornado?
Há uma razão muito simples para confundir furacões com tufões ou ciclones: no fundo, são todos o mesmo fenômeno natural, porém o nome muda de acordo com o local onde ele se forma.
Se astempestades ocorrem no oceano Atlântico ou no nordeste do Pacífico, elas recebem o nome de furacão. Caso o mesmo fenômeno seja constatado no noroeste do Pacífico, ele passa a ser considerado um tufão. Se ocorrer no Pacífico Sul ou no Oceano Índico, é chamado de ciclone.
Já os tornados diferem de todos os outros por se formarem no continente, ou seja, em terra firme, e costumam ser menores que osfuracões. Enquanto Sandy tinha 1,5 mil km de diâmetro, os tornados costumam ter de 500 a 600 metros, porém podem ser bem mais destrutivos do que os equivalentes formados em alto-mar.

Os furacões são definidos pelas seguintes características:
eles são tropicais, o que significa que são gerados em áreas tropicais do oceano próximas à linha do Equador;
são ciclônicos, o que significa que seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tudo sobre tudo
  • Tudo Sobre Tudo
  • tudo sobre tudo
  • Tudo sobre tudo
  • Sobre tudo
  • Tudo sobre
  • Tudo sobre
  • tudo sobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!