Tudo sei que nada sei

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2013
Tese de doutorado
SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

A tese de doutorado é considerado o tipo mais representativo dotrabalho monográfico. Trata-se da abordagem de um único tema, que exige pesquisa própria da área científica em que se situa, com os instrumentos metodológicos específicos. Essa pesquisa pode serteórica, de campo, documental, experimental, histórica ou filosófica, mas sempre versando sobre um tema único, específico, delimitado e restrito.
Com maior razão do que no caso dos demais trabalhoscientíficos, uma tese de doutorado deve realmente colocar e solucionar um problema demonstrando hipóteses formuladas e convencendo os leitores mediante a apresentação de razões fundadas na evidência dos fatos ena coerência do raciocínio lógico.
Além disso, exige-se da tese de doutorado contribuição suficientemente original a respeito do tema pesquisado. Ela deve representar um progresso para a áreacientífica em que se situa. Deve fazer crescer a ciência. Quaisquer que sejam as técnicas de pesquisa aplicadas, a tese visa demonstrar argumentando e trazer uma contribuição nova relativa ao tema abordado.Tese
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Cerimônia de doutorado na Universidade de Leiden, 7 de julho de 1721.
Uma tese (literalmente 'posição', dogrego θέσις) é uma proposição intelectual. Hoje é principalmente o trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação complexa e aprofundada sobre tema mais ou menos amplo, com abordagemteórica definida. “É um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia, de um ponto de vista. Ou então pelo questionamento acerca de um determinado assunto. O autor do texto dissertativo trabalha comargumentos, com fatos, com dados, que utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias”1 .
Índice
1 Considerações Gerais
2 Dialética
3 Ver também
4 Referências
5...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sei que nada sei
  • Só sei que nada sei
  • só sei que nada sei
  • Só sei que nada Sei
  • Só sei que nada sei
  • Só sei que nada sei
  • Só sei que nada sei
  • So sei nada sei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!