tudo pronto guiggo

348 palavras 2 páginas
quero respostas objetivas e corretas
A Filosofia na história
Como todas as instituições humanas, a Filosofia está na história e tem uma história.
Está na história: Manifesta e exprime os problemas e as questões novas e que ainda não foram compreendidas. Enfrenta esta novidade oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas à sociedade e a cultura de seu tempo, do qual ela faz parte.
Tem uma história: as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem, tornam-se saberes adquiridos sendo prosseguidos por outros filósofos, podendo tornar-se novos problemas ou até mesmo aproveitando, criticando e refutando-o.
As transformações nos modos de conhecimento podem ampliar ou diminuir os campos investigação filosófica, fazendo surgir novas disciplinas ou fazendo se desligar formando disciplinas separadas.
A Filosofia teve seu campo de atividade aumentado:
- Século XVIII – Surgimento da filosofia da arte ou estética;
- Século XIX – Surgimento da filosofia da história;
- Século XX – Surgimento da filosofia da linguagem.
A Filosofia teve seu campo de atividade diminuído quando as ciências particulares que faziam parte dela desligaram-se constituindo suas próprias esferas de investigação.
- Século XVIII – Desliga-se da filosofia, a biologia, a física e a química;
- Século XX – Desligam-se da filosofia, as chamadas ciências humanas, psicologia, antropologia e história. A Filosofia é apresentada em grandes períodos que acompanham, de maneira mais próxima, mas também de forma mais distante, os períodos divididos pelos historiadores na sociedade ocidental, esse fato se dá pela Filosofia estar na história e ter uma história.
Os principais períodos da Filosofia
Filosofia antiga (do século VI a.C. ao século VI d.C.)
Compreende os quatro grandes períodos da Filosofia greco-romana, indo dos pré-socráticos aos grandes sistemas do período helenístico, mencionados em estudo anterior.
Filosofia

Relacionados