Tubulaçoes industrias

Páginas: 5 (1040 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Tubulação Industrial
[pic]

As tubulações industriais são utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas para transportar fluídos de uma entrada (bomba), para uma saída (reservatório).

Tubulação é um conjunto de tubos e acessórios voltados ao processo industrial, principalmente para distribuição de gases, óleos,vapores, lubrificantes e demais líquidos industriais e, chegam a representar 70% do custo dos equipamentos, ou 25% do custo total da instalação.

As tubulações industriais podem ser divididas em 02 classes distintas: tubulações dentre de instalações industriais e tubulações fora de instalações industriais.

As tubulações dentre de instalações industriais abrangem tubulações de processo, utilizadas,instrumentação, transmissão hidráulica e de drenagem. As tubulações fora de instalações industriais abrangem tubulações de transporte (adução, transporte e drenagem) e tubulações de distribuição (distribuição e coleta).


Classificação

Abaixo a classificação das tubulações dentro e fora das instalações industriais.

[pic]






Fabricação de Tubos Industriais    A ASTM (American Society for Testing and Materials), órgão americano responsável pela normatização e padronização de materiais para diversas áreas da indústria especifica mais de 500 tipos de materiais utilizadas na fabricação de tubulações industriais. Dentre os diversos materiais catalogados pela ASTM, destacamos os mais utilizados na fabricação dos tubos: tubos metálicos (ferrosos e nãoferrosos), tubos não-metálicos e tubos de aço com revestimento interno. Confira alguns exemplos de materiais:


1. Tubos Metálicos

1.a. Tubos Metálicos Ferrosos

●Aço-liga
●Aço inoxidável
●Ferro fundido
●Ferro forjado
●Ferro ligado
●Ferro modular
1.b. Tubos Metálicos não ferrosos


De um modo geral os tubos metálicos não ferrosos são pouco utilizados devido ao alto custo.

●Cobre●Latões
●Cupro-níquel
●Alumínio
●Niquel e ligas
●Metal Monel
●Chumbo
●Titânio
●Zircônio

2. Tubos não metálicos

2.a. Materiais Plásticos


A utilização de tubos de plástico tem crescido muito nos últimos anos, principalmente em substituição aos aços inoxidáveis.

●Cloreto de poli-vinil (PVC)
●Polietileno
●Acrílicos
●Acetato de celulose
●Epoxi
●Poliéster
●Fenólicos
2.b. Outrosnão-metálicos
●Cimento-amianto
●Concreto armado
●Barro vibrado
●Borrachas
●Vidro
●Cerâmica
●Porcelana
3. Revestimentos internos para tubos de aço
O revestimento interno é utilizado para proteção anticorrosiva, antiabrasiva, antierosiva, para isolamento térmico e acústico e no intuito de evitar a contaminação do fluído conduzido.

●Zinco
●Materiais plásticos
●Elastômeros (borrachas)●Asfalto
●Concreto
●Vidro
●Porcelana




Tubos com costura e tubos sem costura

Os tubos são divididos em dois grupos: tubos sem costura e tubos com costura. Os tubos sem costura são fabricados por três tipos de processos industriais: laminação (para tubos grandes diâmetros), extrusão (para tubos com pequenos diâmetros) e o processo de fundição. Já os tubos com costura são fabricados porsolda.

Os processos industriais de maior importância na fabricação de tubulações são os de laminação e solda. Através desses processos são fabricados mais de 2/3 dos tubos usados em instalações industriais.


Laminação

O processo de fabricação de tubos por laminação emprega-se na fabricação de tubos de aço carbono, aço-liga e aço inox, de 8 até 65 centímetros de diâmetro. Existem váriosprocessos de fabricação por laminação, mas o mais importante é o processo “Mannesmann”. Veremos a seguir as principais características deste processo.

A formação do tubo por esse processo dá-se a partir de uma barra circular maciça de aço, que é empurrada por dois cilindros oblíquos que o rotacionam e transladam contra um mandril fixo. Obtém-se um tubo bruto, que sofrerá conformação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instalações industrias- tubulações
  • AQUECIMENTO EM TUBULAÇÕES INDUSTRIAS
  • Análise da viabilidade econômica da implantação de uma indústria de tubulações de petróleo na região da baixada santista
  • tubulaçoes
  • Análise de segurança de isolamento térmico em tubulações com fluidos quentes numa Indústria Química
  • Tubulações
  • Tubulações
  • Tubulações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!