tubulações

Páginas: 19 (4587 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
RESUMO DO LIVRO UM TOQUE DE CLÁSSICOS
Referência:
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: marx, durkheim e weber. 2. ed., rev. e ampl Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2002. 168 p. ; 23 cm ISBN 8570413173 

MONTESQUIEU
Charles Louis de Secondat, Barão de la Brède e de Montesquieu, filósofo político de grande impacto osbre asciencias sociais, tendo lançado mao do CONHECIMENTO HISTÓRICO E EMPÍRICO para fundar seus argumentos, DISTANCIANDO-SE, ASSIM DO RACIOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO característico dos contratualistas.

SAINT-SIMON
Claude Henri de Rouvroy, conde de Saint-Simon (1760-1825), um dos primeiros a dar-se conta da inutilidade da aristocracia no contexto da nova sociedade. Um dos fundamentos da análisesociológica de Saint-Simon é a existência de classes sociais dotadas de interesses conflitantes. Segundo ele industriais franceses deveriam mandar uma carta ao rei pedindo que ele os livrasse dos ultramonarquistas e bonapartistas dizendo: “somos as abelhas, livrai-nos dos zangões”. Chamou a sociologia de Fisiologia Social, cujo objeto seria a ação humana incessante, transformadora do meio, e cujo métodoseria o positivo das ciencias físicas. A sociedade não seria um simples aglomerado de seres vivos cujas ações, independentes de toda finalidade não têm outra razão que a arbitrariedade das vontades individuais, mas um verdadeiro ser animado, mais ou menos vigoroso, a cujas partes corrresponderiam distintas funções. A base da sociedade é a produção material a divisão do trabalho a propriedade. Asvidas individuais seriam as engrenagens que contribuem para o progresso da civilização. A cada tipo de estrutura social corresponde uma moral e, na sociedade industrial, ela se vincula à produção e ao trabalho. A luta entre as classes militar ou feudal e a industrial resultaria na vitória desta última e, a partir daí, constituir-se-ia uam sociedade de trabalhadores. Posteriormente ele modificará suavisão idílica e passará a criticar os patrões que parasitam os operários. 
A CADA UM, SEGUNDO SUAS CAPACIDADES, E A CADA CAPACIDADE, SEGUNDO SUAS OBRAS. Uma ciência social positiva revelaria as leis do desenvolvimento da história, permitindo uma organização racional da sociedade.

AUGUSTE COMTE 
CUNHOU O TERMO SOCIOLOGIA
Auguste Comte (1798-1857) considerado o fundador da Sociologia. CIÊNCIA,DAÍ PREVIDÊNCIA, PREVIDÊNCIA, DAÍ AÇÃO, tratava-se de conhecer as leis sociais para poder prever racionalmente os fenômenos e agir com eficácia; explicar e antever, combinando a estabilidade e a atividade, as necessidades simultâneas de ordem e progresso, condições fundamentais da civilização moderna. Filosofia positiva com pretensão de organizar e não de destruir a sociedade como a filosofianegativa. Comte rejeitava a concepção contratualista de que a sociedade é formada de indivíduos, para ele o homem não existe, só existe a Humanidade, já que o nosso desenvolvimento provém da sociedade. O individualismo é, portanto, uma construção do pensamento pré-positivo, do espírito teológico-metafísico. Contrariamente às concepções iluministas e racionalistas do direito individual, Comteacreditava que ninguém possui o direito senão de cumprir sempre o seu dever. A ordem, base das sociedades que alcançam o estado positivo, baseia-se no consenso moral, na autoridade.

HERBERT SPENCER (1820-1903)
DARWINISMO SOCIAL adaptou a teoria evolucionista, usando analogias entre socidade e organismos. Sendo os indivíduos – unidades elementares – organismos sujeitos às leis biológicas, o arranjo e adistribuição das funções reguladoras da convivência social estariam submetidos às mesmas leis do mundo natural. O modelo de relações que a caracteriza é o contrato, porque os indivíduos procuram associar-se na busca da própria felicidade ou graças ao seu autointeresse, e o tipo de ordem daí resultante é utilitário.

IDEALISMO HEGELIANO
Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831): tudo que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tubulações
  • Tubulações
  • Tubulações
  • Tubulações
  • Tubulações
  • Tubulações
  • Tubulações
  • Tubulações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!