tubu de venturi

520 palavras 3 páginas
Introdução

O tubo de Venturi ou venturímetro, como o próprio nome indica, foi inventado no século XVIII pelo cientista G. B. Venturi (1746-1822).
Este tubo consiste num dispositivo para medir a velocidade de escoamento de um fluido através de um tubo. É formado por duas secções adelgaçadas de um tubo ligadas por uma garganta estreita. A velocidade do fluido na garganta aumenta e, em consequência, a pressão diminui. Ligando um manômetro às três secções do tubo pode ser medida a diminuição de pressão, e pode ser calculada a velocidade do fluxo através da garganta.
O tubo de Venturi é ainda utilizado para misturar uma pulverização fina de um líquido num gás, como acontece no carburador de um motor a combustão. A gasolina da câmara de flutuação é pulverizada em finas gotas quando é aspirada na forma de um jato, devido à baixa pressão na garganta do tubo de Venturi por onde tem de passar antes de ser misturada com o ar.
3)Dificuldades encontradas:
As dificuldades encontradas foram em vedar o recipiente no local onde foram conectadas as bombas de água e também em calcular as melhores medidas para o tubo de pitot e o tubo de Venturi para que funcionem perfeitamente. Após todo o experimento montado a dificuldade foi em achar uma maneira de dar mais força para a água, pois a sua velocidade não estava muito elevada devido a bateria que estava sendo utilizada, porém este problema logo foi resolvido com a utilização de uma fonte com um transformador, o que ampliou ainda mais a abrangência do projeto pois agora a velocidade da água pode ser variada conforme se varia a tensão da fonte aplicada nas bombas de água.
4)Pesquisa realizada:
Através do site de busca “Google” foram encontradas referências utilizando como palavras-chave: “Tubo de Venturi”, “Tubo de Pitot”. A seguir são explicitadas brevemente as funções de cada referência.
[1] http://www.poli.usp.br/d/pme2333/Arquivos/Experiencia%20Tubo%20de%20Pitot.pdf
Fala sobre o Tubo de Pitot.
[2]

Relacionados

  • Física básica-noções de hidrodinâmica
    1512 palavras | 7 páginas
  • Estudo de caso
    37193 palavras | 149 páginas
  • PASSIFLORA
    55115 palavras | 221 páginas