tubrculose

943 palavras 4 páginas
Tuberculose

Pulmonar

Nome:
Professora:

- Introdução;

- Sinais e Sintomas;

- Transmissão;

- Exames diagnósticos;

- Tratamento;

- Prevenção;

- Tipos;

- Baciloscopia;

- Conclusão;

- Bibliografia;

Introdução:
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado "bacilo de Koch". É uma doença contagiosa, quer dizer, que passa de uma pessoa para outra. É uma doença que atinge principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.
Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe. E o diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax.
O tratamento tem como objetivo é curar a infecção com medicamentos que combatam a bactéria da tuberculose pulmonar. O tratamento de tuberculose pulmonar ativa sempre envolverá uma combinação de vários medicamentos - geralmente quatro medicamentos.
A vacina sendo um meio de prevenção melhora nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

Sinais e Sintomas:
Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.
Transmissão:
É direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.
Diagnóstico:
Levam em consideração os sintomas e é confirmado pela radiografia do pulmão e análise do catarro. Ajudam a confirmar o diagnóstico o teste de Mantoux, que consiste na aplicação de

Relacionados

  • trabalho
    11803 palavras | 48 páginas