Tubos, conexões e válvulas hidráulicas

Páginas: 8 (1826 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
Curso: Engenharia Química
Disciplina: Introdução a Engenharia Química
Professor: Irineu Junior
Gabriel Pereira do Val
Tubos, Conexões e Válvulas Hidráulicas.

Tubos e Conexões
De acordo com a METAIS BRASIL, os primeiros tubos vieram da Europa nos longínquos tempos do império, eram de ferro fundido e só foram substituídos no início da industrialização do país. Há pouco mais de 30 anos,toda a tubulação de um edifício de apartamentos, seja de água ou de esgoto, era feita de tubos galvanizados. Os galvanizados já eram uma evolução.
Tubos e conexões de ferro fundido
-Fabricação:
Tubos: São fabricados por centrifugação do metal fundido em fôrmas, precedida de um recozimento em fornos contínuos e posteriormente aplicadas pinturas de proteção do metal.
Conexões: Fundição emareia, passando por usinagem para retirada de rebarbas e limpeza.
-Tipos e classes:
Podemos distinguir dois tipos, os destinados a condutos livres (tipo esgoto) e os destinados a suportar pressão interna (tipo pressão). Os tipos esgoto são produzidos com ponta e bolsa. Os tipos pressão são produzidos com ponta e bolsa e com flanges.
Tubos para água tipo pressão: A sua produção deve satisfazer asNormas Brasileiras EB-43 que fixa: “Pesos e medidas para os tubos com as respectivas tolerâncias” e determina os ensaios de pressão interna, dureza e cisalhamento. As conexões seguem especificações dos fabricantes. A EB-43 especifica três classes em função da pressão interna:
Classe LA — ensaiados a 20 kg/cm2
Classe B — ensaiados a 30 kg/cm2
Classe A — ensaiados a 25 kg/cm2
As conexõesacompanham as especificações das classes são as seguintes: joelhos, curvas, tês, cruzetas, junções, luvas, reduções, caps, plugs e mais conexões especiais para esgotos.
-Juntas:
Para o tipo esgoto as juntas são de vedação; para o tipo pressão, são de vedação e estanqueidade.
Tipos de juntas: ponta e bolsa, Ganges e tipos especiais como a junta Gibault, Mobex. Simples, Ferroflex, etc. As juntas tipoponta e bolsa são tomadas com estopa e chumbo quente. Podem também ser usados compostos de enxofre. Para casos de vedação somente, pode-se usar asfalto preparado ou argamassas de cimento.
Tubos de aço
-Fabricação:
São fabricados a partir de chapas de aço ou lingotes de aço. Sendo de chapas, são dobrados e soldados; sendo de lingotes ou tarugos, por extrusão ou perfurados a quente. Os tubossoldados constituem os chamados tubos com costura, os fabricados por extrusão ou perfuração, tubos sem costura.
-Tipos:
1. Tubo de ferro galvanizado, com ou sem costura.
2. Tubos pretos com ou sem costura.
3. Tubos vermelhos sem costura.
Os tubos destes três tipos apresentam-se em classes de acordo com a pressão de ensaio ou trabalho. Pode-se, comercialmente, distinguir os tubos leves e pesados,segundo os pesos e as espessuras. Não existem Normas Brasileiras para estes tubos; são fabricados segundo normas inglesas e da ASA.
-Conexões:
Acompanham as classes dos tubos, podendo ser galvanizadas ou pretas (os tubos vermelhos são comumente trabalhados com solda). São sempre providas de parte rosqueada macho ou fêmea. Exemplos: Bucha de redução, Cachimbos Caps, Contra porcas ou Arruelas,Cruzetas e Cruzeta com redução, Curva com luva fixa, Curva com luva solta a 45’ e a 90’. Flanges, Joelhos a 45’ e 90’, Joelhos abertos e fechados, Joelhos de três bocas, Joelhos de redução, Luvas de redução, Niples, Niples duplos com porca sextavada, Plugs, Tês a 45’ e 90’, Tês com redução a 45’ e 90’, Uniões, Niple cônico, registro de macho.
-Juntas:
Os tubos de aço são trabalhados com conexõesrosqueadas ou soldadas. As ligações rosqueadas são apertadas com tinta e fios de estopa (Zarcão e Cânhamo). São ligações desmontáveis. As tubulações sol dadas não são desmontáveis; geralmente a solda é do tipo do eletrodo, como sita GARZEZ.

Tubos de cobre e conexões Yorkshire
São tubos fabricados por extrusão, especialmente, para serem trabalhados com as conexões patenteadas Yorkshire. —...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conexões Hidraulicas
  • CONEXOES DE hidráulica
  • Válvulas hidráulicas
  • valvulas hidraulicas
  • Valvulas e Conexões industriais
  • Tubos e conexões PPR-3
  • Manual tubos conexoes CEHOP
  • Tubulações Hidráulicas e Sanitárias, Conexões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!